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Como definir uma estratégia e agir estrategicamente no dia a dia

Agir estrategicamente no dia a dia não é uma tarefa fácil… Comecei a semana passada toda planejada, com tarefas distribuídas por cada dia. Esse post, por exemplo, já era para estar no ar. Mas, com mudanças na minha vida pessoal, uma agenda cheia após um longo período de férias, clientes novos entrando e projetos rolando, não consegui cumprir o planejamento.  

A verdade é que, na loucura do dia a dia, é impossível não deixar alguns pratos caírem e é muito fácil nos perdermos na rotina apagando incêndios. A maioria dos acontecimentos está fora do nosso controle: um dia você não está bem emocionalmente, no outro alguém do seu time teve problemas e você precisou ajudar, ou ainda um pedido top-down de última hora… São muitas as situações que nos tiram do foco para conseguir concluir aquele plano perfeito de dar check em todas as to-do do dia. 

O problema é que, nessa correria rotineira, quando nos damos conta, passou o dia, a semana, o mês… E aquele objetivo, que antes parecia tão possível, vai ficando cada vez mais distante e difícil de ser alcançado. 

Mas o quanto você fez no seu dia que te ajuda a chegar lá? 

Agir de forma mais estratégica no dia a dia, na minha visão, está diretamente relacionado a esse questionamento diário. Para tanto, há um caminho a ser feito: significa, primeiro, ter clareza sobre os seus objetivos; depois, envolve distribuí-los em pequenas tarefas; conhecer bem os próprios limites; e, por fim, incluir essas tarefas na sua rotina. Este último passo é o mais difícil de ser cumprido, pois exige que, por vezes, você tenha que sacrificar prazeres imediatos em prol de metas de mais longo prazo. Isso vale tanto para o seu trabalho quanto para os seus projetos pessoais.

Usando minha situação como exemplo, eu tinha consciência da importância de escrever esse texto, porque sei aonde quero chegar e manter consistência na criação de conteúdo é um dos nossos objetivos estratégicos para esse ano. Eu tentei incluir na rotina de trabalho da semana passada, mas não consegui cumprir o planejamento inicial. Por isso, tirei uma noite para adiantar as tarefas do dia seguinte e reservei um tempo da minha manhã, meu horário mais produtivo do dia, para me dedicar ao texto com a cabeça fresca. Ou seja, conhecendo a mim mesma e os meus limites, mantive minha meta de mais longo prazo em mente e cumpri a tarefa. 

Antes de incluir tarefas estratégicas na rotina, entretanto, é preciso ter uma estratégia. Então, vamos ao que interessa: 

Como definir uma estratégia e agir estrategicamente no dia a dia:

1. Saiba aonde quer chegar

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Já dizia a famosa frase de Lewis Carroll. Seja a partir da estratégia global da sua empresa, da sua área ou da sua carreira, é preciso estabelecer o seu objetivo. Para ajudar nisso, indico esse texto da Maria no Medium.

2. Analise o contexto externo

Estude o comportamento do mercado a partir de informações disponíveis em noticiários e em artigos da sua área. O que tem acontecido no mundo, no seu país, na sua cidade que pode afetar o seu plano? Guerra, aumento de preços, de concorrência, novas tecnologias? Quais são as ameaças? E quais oportunidades existem? Liste no formato de uma Matriz SWOT para ter documentado.

3. Entenda muito do seu negócio

Busque entender em profundidade quem é o seu cliente, a sua equipe e como ela se comporta. É preciso aproveitar o repertório que você construiu a partir de vivência, mas também praticar um olhar externo para evitar vícios. Dados qualitativos podem te ajudar nesse desafio. A partir dessa análise, pontue forças e fraquezas internas.

4. Priorize as informações e defina metas

A partir da análise do cenário externo e do conhecimento que você tem sobre a sua organização, filtre o que faz sentido para o seu momento e para o seu objetivo. Esta é uma forma de priorizar. Com base nessas informações priorizadas, defina metas SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. 

5. Construa um plano e distribua as ações ao longo do tempo

Na HOMA, traçamos metas anuais no início do ano, mas realizamos o planejamento de ações apenas para o primeiro quarter, pois o contexto muda constantemente. Se as metas dependem também de outras pessoas para serem alcançadas, sugiro construir o plano de ações de forma colaborativa com elas. Inclusive, você pode convidá-las a participar de todo o processo. 

6. Cuide do seu tempo, é o seu bem mais precioso!

Depois de distribuídas as ações, você já sabe o que deve ser feito! Agora, o importante é manter a sua gestão do tempo sempre em dia. Se for preciso, crie novos hábitos. Aquela perguntinha que eu trouxe antes e que, pra mim, é a grande chave para agir de estrategicamente no dia a dia: “Das atividades da sua rotina, quais te ajudam a chegar lá?” – faça esse questionamento no decorrer da semana e, se os planos não estiverem saindo conforme o esperado, prepare-se para ajustar a rota quando for preciso!

 


Algumas dicas para ajudar nesse processo: 

  • Tenha sempre em mente objetivos de mais longo prazo, mas quebre em pequenos marcos de sucesso.
  • Agir estrategicamente no dia a dia envolve manter-se alerta aos acontecimentos e saber atuar a tempo quando há alguma mudança externa ao longo do caminho. Seja para diminuir os riscos existentes, seja para aproveitar as novas oportunidades que surgirem.
  • “A cultura come a estratégia no café da manhã”: cuide da cultura organizacional!
  • Por fim, sempre que algo der errado, busque aprender com os próprios erros e aplicar os aprendizados na próxima oportunidade.
  • Espero que essas dicas te ajudem a conquistar o que você deseja! 

 

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