BLOG, CASES

Dia Mundial do Design de Serviço

Hoje, dia 1° de junho, é dia do Design de Serviço. Lançado em 2016, é um dia dedicado aos entusiastas que desejam trocar conhecimentos em eventos que acontecem em todo o mundo. Juntos, celebramos o Design de Serviço para criar mais consciência sobre suas vantagens e impacto.

Na HOMA, decidimos celebrar trazendo os múltiplos olhares dos nossos clientes e da nossa equipe. Perguntamos o que é Design de Serviço e qual é a sua maior vantagem! Recebemos respostas bem diferentes, mas todas com a mesma essência e isso nos enche de energia para seguir impactando empresas e pessoas com o Design de Serviço.

Confira!

design de serviço

Para mim, o Design de Serviço é conhecer melhor a sua empresa e os seus clientes. E essa é a maior vantagem: a possibilidade de alavancar o seu negócio por meio desse conhecimento.

Alexandra Zunino, diretora administrativa na Dasa

 

design de serviço

O Design de Serviço coloca as pessoas no centro das decisões e alinha os processos, os sistemas e as equipes em direção a uma única estratégia, com o objetivo de proporcionar melhores experiências aos clientes.

Bruna Plentz, cofundadora da HOMA

 

design de serviço

Para mim, Design de Serviço é trazer luz e consciência para um determinado projeto. É clarear, iluminar o propósito daquele trabalho, de forma que todos visualizem onde querem chegar. 
É potencializar os talentos daqueles que oferecem o serviço, levando escuta e presença para entender, sem ruídos, as necessidades das pessoas que vão usufruir daquele serviço. A maior vantagem a meu ver: por meio desse trabalho, sinto que há um entendimento mais profundo sobre o seu real propósito, sobre as reais necessidades dos usuários…. Individualmente cada um é levado a questionar premissas limitantes e a ousar caminhos inusitados que tragam ganhos para todos (ganhos coletivos e, não, individuais).

Camila Moreno, gestora executiva no Instituto Ilumine

 

design de serviço

Na minha visão, o Design de Serviço é uma forma de pensar em todo o processo, com o foco na experiência do cliente ou em quem utiliza o serviço, buscando eliminar ruídos, gargalos e propondo ideias inovadoras para um serviço mais fluido e eficiente. A maior vantagem de aplicar o design de serviços em empresas é abranger o público interessado de forma assertiva e dinâmica com o uso de ferramentas que contribuem para o surgimento de ideias nunca antes imaginadas! O formato é incrível, as pessoas envolvidas percebem as dores reais e aceitam com mais empatia as ideias que surgem! É muito bacana participar do processo e, mais ainda, perceber as melhorias no dia a dia.

Caroline Bolsoni, analista de PF&A na Engie

 

design de serviço

Uma prática que permite às empresas trabalharem em uma aproximação com as pessoas no intuito de mostrarem o valor dos seus serviços, baseados no PORQUE o fazem e não O QUE fazem. Como maior vantagem, vejo que é o fortalecimento da cultura organizacional, gerando mais valor para os clientes e. dessa forma, proporcionar melhores experiências e fidelização.

Cézar Izique, gerente corporativo de saúde e bem-estar na Dasa

 

design de serviço

Design de Serviço é a criação de soluções, de maneira criativa, a partir de ferramentas de pesquisa do Design, para melhorar a qualidade da questão analisada. A maior vantagem de aplicar o Design de Serviço é, a partir de ferramentas criativas, impulsionar empresas para atingir a maior satisfação possível, dentro das oportunidades.

Clara Nogueira, estagiária na HOMA

 

design de serviço

Um método para melhorar ou criar um novo serviço com o olhar e o envolvimento das partes envolvidas. Para mim, a principal vantagem é a fidelização dos clientes e o impacto positivo que terá no negócio.

Giuliana Carmona, analista sênior na BB Seguros

 

design de serviço

Para mim, o design de serviço é uma forma de ser bem sucedido em ajudar clientes a resolverem seus problemas por intermédio de produtos ou serviços. A maior vantagem de se aplicar essa abordagem foi possibilitar a entrega de um valor real que cria fortes elos entre os clientes e a organização.

Hugo Ofugi, superintendente na BB Seguros

 

design de serviço

Design de Serviço é uma abordagem colaborativa e holística que organiza pessoas, processos e sistemas com o objetivo de aprimorar a experiência de clientes e colaboradores de uma empresa e, assim, gerar valor para as pessoas e para o negócio. A sua maior vantagem é o fato de provocar uma visão mais sistêmica sobre o serviço e as pessoas que estão envolvidas, permitindo identificar melhorias na experiência do serviço.

Lucas Andrade, designer de serviço na HOMA

 

design de serviço

Para a Astella, Design de Serviço é um ritual que está nos ajudando a entender e mapear as diversas etapas da nossa jornada com os empreendedores. Trazendo inputs de como podemos melhorar a experiência e enriquecer as trocas de conhecimento. A maior vantagem da aplicação do Design de Serviço é a condução de dinâmicas que deixam os objetivos e entregáveis claros e mapeados. Alinha a expectativa dos diversos stakeholders e, principalmente, conduz o processo dentro de um planejamento pré-estabelecido.

Marcelo Sato, general partner na Astella

 

design de serviço

O Design de Serviço é a interface entre pessoas e negócios. Do meu ponto de vista, sua maior vantagem é a conciliação dos interesses das pessoas e das organizações. O processo de trabalho leva a essa convergência, promovendo conversas difíceis e necessárias que melhoram a vida e os resultados de todos.

Maria Fernanda Belatto, cofundadora da HOMA

 

design de serviço

Design de Serviço é pensar nas vontades e necessidades do usuário e, assim, criar serviços que as pessoas amam.

Rafael Kiraly, estagiário na HOMA

 

design de serviço

Design de serviço, para mim, é uma atividade que cada vez mais vem sendo necessária para conseguir conectar bem todos os stakeholders envolvidos e propor melhores soluções para o negócio. Acredito que a maior vantagem de aplicar o Design de Serviço é conseguir uma visão customer centric, seja para um novo produto, serviço ou projeto ou evolução e otimização de algum já existente. Utilizar as práticas do Design de Serviço faz com que a empresa consiga conectar todos os seus stakeholders e ajudar a ter um olhar para eficácia, investindo naquilo que é o mais vantajoso para o negócio e seus clientes.

Renato Guimarães, engineering staff manager na Unico

 

design de serviço

É a arte de repensar aquilo que realizamos todos os dias: servir o nosso cliente. Fazendo com que realmente seja algo planejado e trazendo para a consciência aquilo que podemos realizar de forma melhor para impactar os nossos clientes. A maior vantagem é sair do piloto automático e apresentar uma cultura voltada ao cliente para todos colaboradores. Uma verdadeira imersão na qual é impossível sairmos com pensamentos iguais que tínhamos de quando entramos nessa jornada. É trazer para dentro do nosso propósito aquele desejo real de ser ainda melhores a cada dia.

Thamires Onofre, inovação no Grupo Lumis

 

E para você? O que é Design de Serviço? Quais são suas principais vantagens?

Deixe uma resposta