CASES
TON LABS

Segurança na expansão para outro país.

Expandir para outras regiões ou internacionalizar a sua empresa não é uma tarefa simples. Cada mercado tem peculiaridades sociais, culturais e legais que precisam ser observadas para que o movimento de expansão seja bem sucedido.

Os Desafios

Selecionar e conhecer o público-alvo local, instituir uma rede de distribuição, construir networking e adequar-se legalmente ao local visado são os maiores desafios dos empreendedores que desbravam além de suas fronteiras.

Para superar esses desafios e expandir com sucesso, é necessário dar um passo de cada vez e, sem dúvidas, o primeiro deles é pesquisar muito. Você precisa saber qual é o tamanho do novo mercado, quais são os pontos fortes e fracos da concorrência local, qual é a aderência do seu serviço às necessidades e desejos das pessoas… Somente com essas informações, suas decisões serão acertadas e seus recursos otimizados.

Muitas vezes, essas informações precisam ser vistas, escutadas e sentidas, logo, você vai precisar pesquisar in loco ou contratar profissionais qualificados para realizar essa etapa de pesquisa com precisão técnica e neutralidade.

Telegram e TON Labs

Foi isso que o TON Labs, empresa associada ao Telegram, fez. Contratou a HOMA para pesquisar e coletar informações preciosas na adequação do seu produto aos brasileiros.

A Telegram Open Network (TON) é uma rede e plataforma blockchain de terceira geração desenvolvida pelo Telegram. Essa tecnologia permite serviços como o estabelecimento de contratos, o armazenamento de arquivos e a realização de pagamentos sem intermediários com altíssima segurança. A TON é uma das plataformas blockchain mais avançadas em termos de tecnologia e base de usuários potenciais graças à fusão gradual que acontecerá com o próprio Telegram – mensageiro instantâneo com aproximadamente 300 milhões de usuários ativos mensais.

Para os pagamentos via TON, a Telegram criou a criptomoeda Gram e a Gram Wallet para armazená-los. A Gram Wallet permitirá transações em milissegundos, muito mais rápido do que as transações em bitcoins ou outras altcoins. Para desenvolver todas as features da Gram Wallet, a equipe de desenvolvedores baseada na Rússia se deparou com os desafios relacionados à expansão que já comentamos. Eles precisavam entender o padrão de interação e o perfil dos investidores em criptomoedas no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, a HOMA conduziu a pesquisa de validação da carteira para os Grams. Para levar insights sobre o comportamento dos investidores brasileiros, nós entrevistamos em profundidade pessoas do país inteiro, além de conduzir testes de usabilidade para validar ou quebrar as hipóteses do time de desenvolvedores da Ton Labs.

Teste de usabilidade.
Entrevista em profundidade.

Observamos as peculiaridades de cada região brasileira, apontando padrões comportamentais transversais dos investidores. Os insights que obtivemos com a pesquisa qualitativa orientaram o time da TON Labs na criação de adaptações para que o produto seja bem recebido no mercado brasileiro.

Esperamos que, muito em breve, transações com criptomoedas via Telegram sejam ainda mais fáceis para os brasileiros.

ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, em maio de 2020, os Estados Unidos impediram judicialmente que a criptomoeda Gram fosse distribuída. Dessa forma, a equipe à frente do projeto tomou a difícil decisão de não proceder com o desenvolvimento da TON. Para saber mais, acesse este link.

Deixe uma resposta