Como potencializar a tomada de decisão nas organizações

Muitos profissionais ainda acreditam que a tomada de decisão nas organizações deve ser realizada somente pelas grandes lideranças e cargos mais altos dentro da hierarquia organizacional. No entanto, nos últimos anos, cada vez mais empresas têm adotado a gestão horizontal, que nada mais é do que dividir responsabilidades e dar mais autonomia aos colaboradores, sem criar uma hierarquia tão rígida.

Isso não somente traz mais senso de pertencimento aos colaboradores, como também tira a pressão dos gestores na tomada de decisão nas organizações. Assim, todos podem opinar, a partir de seus próprios pontos de vista, além de exporem possíveis soluções para os problemas, o que torna esse processo muito mais dinâmico e participativo. Quanto mais pontos de vista esse processo envolver, melhor. 

Práticas para potencializar a tomada de decisão nas organizações

Não é preciso ser uma empresa com uma gestão especificamente horizontal para implantar essa tomada de decisão mais plural. Basta entender como funciona o processo e, a partir daí, inserir algumas ações e modos de se atuar de acordo com esse conceito. 

Outro fator fundamental para potencializar a tomada de decisão nas organizações é contar com especialistas de fora da empresa que possam mediar esse processo, além de trazer dados do mercado, entrevistas, benchmarkings e aplicar ferramentas avançadas e específicas para cada caso. Além do expertise que uma consultoria pode trazer, ainda há o fator neutralidade, pelo qual a mediação é facilitada, já que não há um laço direto com a organização (como acontece com os gestores da empresa, por exemplo).

Abaixo, citamos algumas ferramentas que potencializam a tomada de decisão nas organizações:

Pesquisa etnográfica

Problemas para tomada de decisão nas organizações com assuntos relacionados aos seus clientes? Primeiro,é preciso entender com profundidade como acontece o relacionamento de seu cliente com a empresa. E uma forma muito atual de se visualizar as personas de um determinado negócio é realizando uma pesquisa etnográfica, que vem de etnografia, disciplina das ciências sociais.

Esse tipo de estudo faz observações dos clientes em seus “habitats naturais”, ou seja, nos locais habituais de vivência de seus consumidores. Isso faz com que os observadores entendam como os clientes agem e reagem com seu produto ou serviço, nutrindo de informações ricas a tomada de decisão nas organizações. 

Workshop de inovação

Um workshop é um treinamento ágil e prático, com atividades específicas para determinado problema, como uma tomada de decisão, por exemplo. Um workshop de inovação tem propósitos, técnicas e práticas específicas, mas sua metodologia oferece disponibilidade para mudanças, tendo a flexibilidade como um dos seus pilares. 

Outra técnica utilizada nos workshops são as sessões de cocriação, ou seja, os participantes, junto à consultoria contratada, vislumbram possíveis soluções para os problemas e essas soluções são testadas em colaboração com todos, até que se chegue a uma saída satisfatória.

Mapeamento de stakeholders

O mapeamento de stakeholders é uma forma de conhecer todas as partes interessadas na sua organização, já que os stakeholders são todas as pessoas que possuem algum interesse no seu negócio, desde os colaboradores da sua empresa até seus fornecedores, clientes e possíveis clientes.

Com a ajuda de uma empresa especializada, realizar esse mapeamento faz com que sejam vislumbradas ações a serem tomadas para melhorar o relacionamento com esses stakeholders, tornando a tomada de decisão nas organizações muito mais precisa e segura.

Metodologia da Homa Design de Serviço

Todas essas práticas citadas fazem parte das ferramentas aplicadas pela Homa Design de Serviço. Em nossa consultoria de inovação e design de serviço, atuamos com a seguinte metodologia:

Exploração

Entendimento profundo do problema sob o ponto de vista de todos os envolvidos – público-alvo, clientes e colaboradores.

Cocriação

Em um ambiente preparado para estimular a colaboração e a criatividade, facilitamos a criação de soluções para os desafios.

Implementação

Tangibilizamos, coletamos feedbacks e desenvolvemos as soluções, assim otimizamos recursos e aumentamos as chances de sucesso na implementação.

Quer entender melhor como funcionam nossos processos e saber como podemos lhe ajudar na tomada de decisão nas organizações? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.