BLOG, Inovação

Sprint de inovação: como a HOMA facilita a inovação em serviços

O método de design sprint é cada vez mais conhecido e divulgado nos ambientes corporativos e startups. Grandes empresas como Slack, Uber, Airbnb e Google utilizam o sprint de inovação para impulsionar mudanças, resolver problemas e acelerar o crescimento. Leia nosso outro artigo e entenda melhor como o Design Sprint permite reduzir riscos e encontrar soluções com agilidade

Bem, os passos e definições sobre o que priorizar a cada etapa do design sprint, são fáceis de entender e possuem uma infinidade de fontes e referências, que viabilizam a utilização nas empresas. Porém, os sprints de inovação vão além da aplicação de técnicas e exigem um olhar aguçado para ampliar a percepção sobre os desafios e oportunidades para o negócio. E, isso, muitas vezes só é possível a partir de um olhar neutro e externo, sem os vieses pessoais e vícios do negócio.

Para facilitar e potencializar os sprints de inovação, as empresas podem contar com o apoio de especialistas externos como a equipe da HOMA Design de Serviço.

Além de ter o domínio das dinâmicas e organização dos processos, a HOMA conta com uma larga experiência na mediação de sprints entre equipes diversas e empresas de diferentes portes e segmentos. A partir da escuta ativa e colaboração, nossos especialistas conseguem compreender as necessidades e desejos dos diferentes stakeholders, apoiando a troca genuína de ideias, a definição de prioridades e a busca por soluções. Dessa forma, são eliminados os ruídos de comunicação, as tradicionais disputas de interesses entre os departamentos e outros desafios que limitam o potencial de inovação.

Saiba a seguir, como são realizados os sprints de inovação facilitados pela HOMA e as vantagens de contar com uma equipe especializada para pensar em soluções inovadoras para o seu negócio. Confira!

Como funciona um sprint de inovação?

Baseado no método de design sprint, os sprints de inovação focam na identificação de oportunidades e desenvolvimento de novas soluções e serviços para as empresas em apenas cinco dias. Eles buscam resolver desafios pontuais que podem impactar profundamente nos resultados da sua empresa. Por isso, os sprints de inovação são ideais para as empresas que buscam se destacar no mercado, destravar ideias e potencializar o crescimento.

sprint de inovaçãoImagine se a partir de uma semana de cocriação, a sua equipe descobre uma oportunidade de serviço ainda não explorada, que pode triplicar as vendas da empresa no próximo ano? É exatamente esse o objetivo do método de design sprint: gerar grande impacto em pouco tempo, a partir do desenvolvimento de protótipos cocriados por diferentes stakeholders.      

Diferente das tradicionais reuniões de brainstorming, nas quais várias pessoas apresentam sugestões para resolver inúmeros problemas – muitas vezes de forma desordenada e sem ações práticas – os sprints ocorrem de forma estruturada e com a construção de um protótipo para ser testado no final.

Para alcançar tais resultados é essencial entender em profundidade os desafios e ter uma visão holística da empresa. Por isso, antes mesmo de iniciar a semana de imersão com o time, é fundamental realizar um estudo sobre o negócio, hipóteses relacionadas a oportunidades e o mercado. A HOMA, por exemplo, aplica diferentes ferramentas e técnicas de Design de Serviço, como entrevistas prévias e análises de documentos, para compreender melhor o contexto e iniciar os sprints de inovação com uma estrutura personalizada para a realidade das empresas.

Cinco dias de imersão e mão na massa com a HOMA

Após a preparação inicial e alinhamento do projeto em reuniões de kickoff, a HOMA realiza uma imersão de cinco dias com a empresa, seguindo as etapas do método do design sprint.  
Nesse período, os profissionais da HOMA tornam-se parte da equipe, mediando e propondo ações aos líderes e colaboradores de diferentes setores, buscando soluções inovadoras para a empresa.

1º Dia: Mapeamento do problema

2º Dia: Proposição de ideias e hipóteses

3º Dia: Definição de ações e do protótipo a ser desenvolvido

4º Dia: Construção do protótipo

5º Dia: Teste e avaliação dos resultados


Vale destacar que o design sprint pode ser realizado presencialmente ou remotamente. As dinâmicas e trocas online são pensadas especificamente para proporcionar a imersão e aproximação entre as pessoas. Utilizamos diferentes ferramentas para tornar o processo mais fluido, leve e colaborativo, tanto quanto nas reuniões presenciais.

Conheça o case do Grupo Solvay e saiba como a HOMA apoiou uma companhia tradicional a inovar, a partir do design sprint! 

Quando devo realizar um design sprint com foco em inovação? 

Seja para mudar de site, oferecer um novo serviço ou a nova versão de um produto, o design sprint é uma ótima ferramenta que pode ser utilizada a qualquer momento, principalmente, em períodos de grandes mudanças e planejamento do negócio.


Reflita…

Qual é o maior desafio da sua empresa hoje? Quanto tempo você estima que será necessário para solucioná-lo, ou pelo menos, pensar em alguma ação e colocá-la em prática? O Design Sprint pode acelerar a inovação dos negócios e processos, identificando oportunidades e riscos para o negócio com maior agilidade e criatividade.

E aí? Que tal iniciar um projeto de inovação, com o apoio da HOMA, a partir da metodologia do design sprint? Somos especialistas na mediação de equipes e na identificação de oportunidades paramelhoria dos serviços. Também dominamos outras ferramentas de Design de Serviço, que nos permitem ter uma visão ampla dos desafios nas empresas.

Já realizamos inúmeras reuniões de sprint e podemos apoiar a sua equipe na elaboração e criação de protótipos para acelerar o crescimento do seu negócio. 


Agende uma conversa com o nosso time e saiba como podemos te apoiar! 

 

Photo by Headway on Unsplash
Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Deixe uma resposta