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Por que contratar uma consultoria de novos negócios e serviços?

Uma consultoria de novos negócios e serviços vai apoiar o mapeamento de oportunidades e riscos para a empresa, a partir de diferentes etapas de pesquisa, análise de dados e consulta aos stakeholders. 

Como o próprio nome diz, ela não se limita aos que estão começando a montar o próprio negócio. Cada vez mais empresas consolidadas no mercado buscam esse tipo de consultoria porque perceberam mudanças significativas no comportamento do consumidor e a importância de contar com apoio especializado quando decidem fazer um novo investimento na companhia.   

Portanto, se você é líder de uma empresa madura e precisa de apoio para inovar e levar novidades relevantes aos clientes, descubra no texto a seguir os benefícios de contar com uma consultoria externa. 

Vantagens da consultoria de novos negócios e serviços 

Para que uma consultoria de novos negócios e serviços entregue resultados relevantes, seja feita pela HOMA ou por outra empresa de consultoria, é essencial que você esteja preparado para descobrir os verdadeiros problemas por trás das jornadas dos seus clientes

Mapear e entender os processos que levam à satisfação do cliente vão servir como uma fonte rica de informação e ideias para que outros serviços e produtos sejam lançados. 

A seguir, conheça algumas das principais vantagens de uma consultoria externa.

Legado de experiências anteriores

Antes de contratar uma empresa de consultoria de novos negócios, confira quais foram suas experiências anteriores. Quais clientes ela já atendeu? Qual a principal entrega dos projetos desenvolvidos? 

Quanto mais experiência o(a) consultor(a) tiver, melhor. Afinal, isso mostra versatilidade, reputação e eficácia crescente. A cada projeto realizado, mais conhecimento e visão estratégica são acrescentadas à equipe. Uma dica é buscar por cases de sucesso

Equipe especializada

Além da experiência, a formação do time de consultores também irá contribuir para que o trabalho entregue seja eficaz e alinhado com o que você espera. 

A equipe da HOMA é multidisciplinar e conta com profissionais da antropologia, do design, administração e outras áreas. Todos com ênfases em estudos atrelados ao desenvolvimento de negócios com foco na experiência do cliente. 

Visão neutra e de mercado

Você e sua equipe podem tentar, mas sempre terão uma visão atrelada à empresa em que atuam. Isso com certeza é uma vantagem em muitos momentos, mas também impede uma visão mais neutra em outros. E é justamente esse tipo de visão que contribui com uma identificação mais assertiva e pontual de problemas e soluções. 

Numa consultoria de novos negócios e serviços, você terá pessoas focadas em coletar e analisar dados vindos do mapeamento de processos e do mercado de atuação da organização. 

Leia mais: Consultoria em inovação: como potencializar os seus resultados?

Metodologias específicas

Quando uma empresa tenta internalizar o trabalho de uma consultoria, as pessoas designadas costumam organizar as tarefas em ferramentas e documentos de modo fragmentado, focando em apenas uma área. 

Especialistas em consultoria de novos negócios realizam entrevistas com colaboradores atuais e antigos, workshops práticos e até visualização em fluxogramas, e trabalham nisso de forma integrada, quebrando silos e facilitando a comunicação entre os times. Tudo para identificar dores e problemas dos processos organizacionais que afetam o cliente. 

Na HOMA, desenvolvemos projetos completos e personalizados de acordo com a necessidade apresentada por meio de metodologias e ferramentas alinhadas com a visão do Design de Serviço

Maior potencial de inovação

Uma característica presente em qualquer uma das frentes de trabalho da HOMA é a cocriação. Em outras palavras, não discutimos problemas e soluções da empresa apenas com gestores e líderes, pois acreditamos que a verdadeira inovação vem da colaboração.

Esse também é um dos princípios dos programas de inovação aberta, que ganham cada vez mais adeptos em diferentes setores. Ou seja, contar com contribuições externas especializadas e focadas para que um novo serviço ou produto seja escalado. 

O que a sua empresa está fazendo para conseguir se diferenciar no mercado? Acredita que estão conseguindo cocriar para lançar serviços inovadores e que vão de encontro às expectativas do público que desejam alcançar? 

Resultados alcançados 

O setor de Tecnologia da Informação (TI) da Engie precisava melhorar a comunicação e alinhar propósitos com o setor contábil para promover uma transformação digital. Os resultados mostraram, sobretudo, uma verdadeira mudança cultural dentro da empresa.

Clique no link e conheça os detalhes desse desse case de sucesso da HOMA e da importância do mapeamento de processos para impulsionar a inovação na Engie

Brainstorming foto criado por gpointstudio – br.freepik.com

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