BLOG

Mudança de mindset: como formar times inovadores

Podemos definir a mudança de mindset como uma mudança de mentalidade sobre uma determinada situação, seja para o alcance de um objetivo previamente definido ou não. Numa empresa, ela quase sempre está ligada à busca por inovação e é aí que está a importância desse processo.

Empresas precisam de times inovadores porque são eles que serão capazes de fomentar serviços e produtos cada vez mais alinhados aos desejos dos clientes. Negócios que ignoram a importância do mindset de inovação correm o risco de serem ultrapassados pela concorrência.

Não à toa, uma pesquisa feita no final de 2021 revelou que 85% das empresas tratam inovação como prioridade na formulação de suas estratégias de negócios. 

Mas afinal, se a mudança de mindset é tão importante, como ela ocorre? O que as lideranças podem fazer para incentivá-la? Quais os desafios dessa transformação? Acompanhe o texto abaixo para saber mais.  

Desafios inerentes à mudança 

Toda mudança tem a ver com renúncia e aquisição – seja de um objeto, uma ideia, um objetivo por outro. E, quase sempre, envolve um pouco de medo do desconhecido.

Quando falamos de mudança da mente humana há vários desafios envolvidos, já que nossos pensamentos e ações são moldados por fatores internos e externos. Antes mesmo de entrarmos para determinada empresa, por exemplo, muitos deles já estavam lá. 

Líderes corajosos e conscientes sabem que haverão erros e acertos no caminho. E que suas equipes são compostas por pessoas com vivências diversas e que essas diferenças também são fortalezas se forem trabalhadas e combinadas

Mindset fixo e mindset de crescimento 

Pessoas com mindset fixo abominam erros e têm muita dificuldade de encontrar neles um tipo de aprendizado para seguir sua jornada com o mesmo esforço e dedicação. Pessoas com mindset de crescimento sabem que vão e até precisam errar para continuar evoluindo em suas carreiras.   

Aqueles que se identificam com o mindset fixo podem mudar para um mindset de crescimento. Se você for refletir irá perceber que no início da vida, vivíamos com o mindset de crescimento de forma natural. Quando crianças, caímos muitas vezes, ralamos o joelho e aprendemos a levantar para continuar a brincadeira. 

Embora a modificação não ocorra da noite para o dia, é fato que a mentalidade humana tem natureza mutável. E é por isso que como líder, você pode incentivar e preparar sua equipe para uma mudança de mindset. 

A psicóloga e pesquisadora Alia Crum falou num evento do TEDx sobre a influência da mente no corpo e como a mudança de mindset produziu resultados diferentes em diversos estudos de caso. Tudo a partir do momento que uma nova mensagem era assimilada pelos participantes. Vale a pena assistir. 

 

Como construir times inovadores

Lembra da pesquisa que indicou que as empresas percebem a inovação como prioridade? Ela também revelou que apenas 36% conseguem estruturar um ambiente rico para novas ideias. 

Entender que a mudança de mindset é uma transformação cultural coletiva e não só individual é o primeiro passo. 

A partir disso você pode: 

  • Mapear problemas e dificuldades que estejam travando a evolução do time e/ou de projetos;
  • Após a identificação do entrave, criar momentos específicos de resolução, com técnicas diferentes para promover inovação e de maneira colaborativa; 
  • Investir em tecnologias e ferramentas relevantes para o dia a dia de  trabalho da equipe;
  • Resolver falhas de comunicação interna que possam prejudicar o entendimento da equipe sobre os objetivos da organização e contratar pessoas alinhadas com esse objetivo; 
  • Ajustar fatores organizacionais (política de benefícios, processos de trabalho, treinamentos e capacitações…) para que os colaboradores também se sintam motivados a agir sobre as próprias atitudes;
  • Contar com a ajuda de uma consultoria externa especializada e multidisciplinar, capaz de explorar, cocriar, projetar e implementar resultados. Ou seja, que vá além do apontamento do problema. 

Assim, você terá um time capacitado para que após a identificação de problemas ou mesmo de erros, soluções sejam criadas. 

Leia também: A importância do mapeamento de processos para impulsionar a inovação na ENGIE

Vantagens da mudança de mindset nas empresas

A mudança de mindset é um processo longo, podendo durar anos. Contudo, as vantagens compensam porque vão impactar todo o negócio de maneira positiva, veja algumas: 

  • A equipe se torna mais criativa para resolver questões do cotidiano porque a mesma situação agora será encarada com novas perspectivas; 
  • Quebra de silos (a partir de dinâmicas e metodologias bem estruturadas); 
  • Ajuda a evitar a obsolescência de produtos e serviços, ou seja, que a empresa seja superada pela concorrência ou “engolida” pela dinâmica do mercado; 
  • Torna-se mais fácil pensar na experiência de clientes e potenciais clientes para implementação de melhorias;
  • A inovação não vem de um comitê específico ou das lideranças, ela será gerada em qualquer time, por qualquer um dos colaboradores. 

Para saber ainda mais sobre cultura de inovação, baixe agora o e-book: Equipes Inovadoras: Como incorporar inovação na cultura da sua empresa? O material é gratuito.

 

Colaboração foto criado por freepik – br.freepik.com

Deixe uma resposta