BLOG

Mindset de inovação: como desenvolver essa mentalidade no seu negócio

O que caracteriza uma empresa inovadora hoje em dia? Certamente, não existe uma única resposta, afinal, cada negócio possui forças e necessidades específicas. O que para uma empresa representa uma grande transformação, para outra, pode ser não tão relevante assim. 

Especificidades à parte, algo é comum: negócios que possuem líderes corajosos o suficiente para detectar oportunidades de inovação evoluem. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Pequenas Empresas Inovadoras (ANPEI), negócios que investem em inovação crescem até 20% mais em relação aos que não investem.

Inovação: liderança e coragem

Antes de fazer acontecer um bom serviço, é necessário planejar. Antes de planejar, é necessário alinhar e preparar o mindset do seu time. Estar em uma posição de liderança requer estratégia e coragem. Um bom líder prepara sua equipe para identificar problemas, criar soluções e atingir novos níveis de mercado por meio da inovação

Muito mais do que um conceito, inovação é uma cultura. A empresa que busca melhorar seus processos, engajar seus times e melhorar sua performance deve encarar o ato de inovar como um sistema a se seguir continuamente. Ou seja, é indispensável que o mindset inovador alcance cada membro e oriente todos os projetos. 

Respondendo à pergunta do primeiro parágrafo, poderíamos listar algumas características atribuídas a empresas inovadoras, como: uso de tecnologias digitais, forte identidade de marca, processos ágeis, ousadia, criatividade, antecipação de tendências, reconhecimento e satisfação do público, dentre várias outras. 

Podemos alcançar todas elas. Processos humanizados e pessoas alinhadas à cultura empresarial, que dominam o que estão fazendo e as ferramentas que têm à mão, são a chave para o sucesso. É sob a perspectiva da humanização, da compreensão de comportamentos do consumidor, que evoluímos e inovamos nos negócios.

Mapas e gestão 

Inovação sem gestão é apenas mais do mesmo. A chave para a inovação estratégica é sempre começar com um mapeamento completo e profundo do mercado . Quem são seus concorrentes? Quais são os grandes players do segmento e o que os torna referência?  Quais são as tendências para o seu mercado? Como seu negócio pode se diferenciar no mercado? 

Por onde começar?

Uma cultura não passa a ser seguida de repente. Por isso, é preciso estabelecer um trabalho coletivo e constante de alinhamento da empresa. 

Abertura ao novo (de cima para baixo)

Inovar passa, necessariamente, por se abrir ao desconhecido e arriscado. É sempre possível fortalecer a mentalidade inovadora, independente do perfil da empresa. O primeiro passo é ter disposição e abertura para isso. Por meio de líderes que fomentam a liberdade criativa, a colaboração e a empatia, conseguimos chegar a lugares novos com ideias revolucionárias.  

Treinamento e conhecimento

Esses são importantes investimentos a serem feitos. Os treinamentos devem ocorrer regularmente, por núcleos e também com todo o corpo de colaboradores. Promover a interação entre os times e mantê-los alinhados reflete positivamente na empresa como um todo. 

Cursos de capacitação, além de permitirem que o profissional  adquira uma nova habilidade ou técnica, os estimula, empodera e mantém atualizados. 

Compreender seu público

O planejamento de estratégias inovadoras deve ir ao encontro dos desejos de seus clientes. Você sabe quais são suas reais necessidades e como você pode atendê-las? Uma boa pesquisa com o cliente é capaz de trazer insights determinantes.  

Inovar é sobre imaginar o que pode e deve existir, mas ainda não existe. E sobre como essa ideia será solucionada. O contrário disso é parar no tempo e esperar a transformação acontecer sem buscar a realização. Qual dos cenários você imagina trazer mais sucesso e resultados?

Aqui na HOMA, desenvolvemos todos os projetos sob a perspectiva da inovação, uma melhoria contínua dos processos. Esses processos só evoluem quando colocamos as pessoas no centro. Por meio de muita pesquisa e treinamento, conseguimos envolvê-las do início ao fim, resultando em projetos humanizados, que sensibilizam e capacitam em direção ao mindset inovador da forma como acreditamos! Conheça mais a fundo cada camada do trabalho da HOMA e como ajudamos empresas a traçarem sua própria jornada de sucesso.

Deixe uma resposta