BLOG, Inove e melhore seus serviços

Metodologias ágeis: como preparar a sua empresa e gerar resultados

Em um mundo cada vez mais acelerado, a aplicação de metodologias ágeis tem se tornado comum nas empresas, até mesmo em segmentos que não são de tecnologia e que não trabalham com o desenvolvimento de produtos. Seus princípios, práticas, rituais, frameworks e diversas ferramentas têm como objetivo “executar projetos na metade do tempo e entregar o dobro de resultados”. Pelo menos é o que prometem os inúmeros guias, artigos, vídeos e livros sobre o tema.

O problema é que apesar de trazer uma série de benefícios para as empresas e ser a base para grandes cases de sucesso como do Spotify, nem todas as empresas estão preparadas para mudar os fluxos de trabalho e adotar as metodologias ágeis. Isso porque, o centro do agile não está nas tarefas, projetos e ferramentas, mas sim na estratégia e cultura organizacional.

Entenda no artigo a seguir, a importância de preparar a sua empresa antes de adotar metodologias ágeis e como fazer isso adequadamente. Saiba também como potencializar projetos ágeis que já estão em andamento e gerar novos resultados. 

A importância de ter uma estratégia bem definida para aplicar metodologias ágeis 

Um dos erros básicos de algumas empresas que adotam metodologias ágeis é acreditar que a simples mudança de processos e a adoção de novas ferramentas irão transformar os negócios e aumentar os resultados. Embora as novas rotinas e fluxos de trabalho possam gerar certa inovação, e até motivar alguns colaboradores e clientes, muitos problemas acabam sendo evidenciados com as metodologias ágeis, tais como a falta de colaboração, desalinhamento da estratégia organizacional e o distanciamento dos clientes. 

Mais do que seguir um guia de passos para adotar o Scrum ou Kanban, para uma metodologia ágil gerar resultados é essencial olhar para o planejamento estratégico da empresa, a cultura organizacional, e principalmente a expectativa do seu público. Essas etapas guiarão a definição da metodologia ideal para o seu time, além de aumentar o engajamento dos colaboradores e aproximar os clientes.
metodologias ágeis
Afinal, não adianta realizar uma série de entregas mais rápidas, se isso não resolve o problema dos seus clientes, ou se isso não é visto como valor para eles. Também não é válido gerar uma série de mudanças no time para aplicar a metodologia X da startup Y, e acabar reforçando ainda mais a divisão de silos. Na prática, as metodologias devem ser construídas a partir de uma sólida cultura de inovação, colaboração e foco na experiência dos clientes. Sem esses aspectos, você irá apenas colocar o seu time para trabalhar mais intensamente, sem gerar resultados significativos.

Confira a seguir três aspectos básicos para garantir o sucesso dos seus projetos com metodologias ágeis.

 

 

3 Dicas para potencializar projetos de produtos com metodologias ágeis

  • Desenvolva uma cultura colaborativa


Nos projetos com metodologias ágeis, as equipes devem ser autogerenciáveis, autônomas e colaborativas. Para isso, é importante aumentar a transparência nos processos, adotar uma gestão horizontal e dar maior liberdade para os times. Tudo isso pode ser construído aos poucos, aumentando o envolvimento entre os times a partir de ferramentas e metodologias específicas, como do Design de Serviço.

Sem a confiança nos times e o engajamento dos profissionais com as mudanças previstas, dificilmente uma metodologia ágil irá gerar resultados. Para que os novos processos funcionem é fundamental que os colaboradores tenham mente aberta, inspiração e saibam lidar com mudanças rápidas. 

  • Foque na experiência dos clientes

O segundo aspecto essencial para adotar as metodologias ágeis, é entender e analisar a atual experiência dos seus clientes nos diferentes pontos de contato com a sua empresa. Quais são as necessidades, expectativas e sentimentos dos seus clientes ao longo da jornada? Em quais etapas ele se sente ansioso, com medo ou frustrado? O que desperta alegria e satisfação?

Para compreender essas questões, é fundamental conhecer as personas e as suas jornadas profundamente. Isso só é possível a partir do contato, conversas e estudos que devem anteceder a aplicação das metodologias ágeis.  



Leia também “Por que criar uma persona é essencial para o seu negócio?”metodologias ágeis

 

  •  Defina objetivos e o planejamento estratégico

    Por fim, uma terceira etapa essencial antes de iniciar projetos ágeis é definir os objetivos e o planejamento estratégico das ações a serem realizadas. Existe um mito comum sobre as metodologias ágeis, de que elas não precisam de um planejamento, já que as ações vão acontecendo e podem mudar conforme a necessidade dos clientes. Porém, para que o projeto dê certo, o planejamento e a definição dos objetivos são essenciais e devem ser realizados com frequência. Além disso, a empresa também deve ter um planejamento estratégico para os negócios.


Para pensar nesses e outros aspectos, metas e resultados esperados, você pode adotar as ferramentas do Design de Serviço. Confira o material a seguir e conheça as bases, ferramentas, aplicações e cases de sucesso dessa metodologia. 


Handbook Design de Serviço – Dos Conceitos à Aplicação Prática

 

 

 

 

 

Foto de Annie Spratt no Unsplash
Foto de You X Ventures no Unsplash
Foto de Mimi Thian no Unsplash

 

 

Deixe uma resposta