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Inovação nas empresas: como evitar os erros mais comuns?

inovação nas empresas

Se inovar fosse fácil, todas as empresas seriam inovadoras e disruptivas. Na prática, sabemos que inovar é um processo muitas vezes longo, complexo e que exige bastante dedicação dos times ainda que seja crucial para o crescimento e sobrevivência dos negócios. Não por acaso, volta e meia, líderes e instituições acabam engavetando projetos de inovação ou cometendo erros que limitam o verdadeiro potencial de inovação das empresas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com os principais erros das empresas que buscam inovar e que acabam não tendo tanto sucesso. Apresentamos também boas práticas para construir uma cultura inovadora e promover a transformação dos seus negócios. Confira!

Como evitar os 5 erros mais comuns em processos de inovação nas empresas

 

  • Envolva todo o time: cada vez mais empresas criam departamentos de inovação e setores específicos para pensar em novas estratégias de negócios e outras áreas. Apesar de não ser um erro propriamente dito, é importante lembrar que a inovação ultrapassa departamentos e cargos, e deve ser pensada por todos os líderes e colaboradores. Afinal, cada um tem um ponto de vista, e pode contribuir com sugestões únicas, ampliando a diversidade de ideias para promover a inovação organizacional. Envolver os colaboradores nos processos de inovação também é fundamental para garantir o engajamento e o sucesso das mudanças realizadas na empresa. 

    Mas você pode estar pensando: como envolver e engajar times de grandes empresas? Como evitar a queda da produtividade e enfrentar possíveis receios e atritos dos times? Ou, como fazer isso sem parar a empresa e sofrer prejuízos? De fato, envolver todos os colaboradores e lideranças pode ser um verdadeiro desafio. Por isso é fundamental contar com um planejamento estratégico e metodologias adequadas para pensar a inovação dos projetos, serviços e outras atividades.
     
  • Pense sempre no cliente: todas as mudanças da empresa devem levar em consideração as dores, necessidades e características do seu cliente. Desde mudanças internas até os processos mais complexos, é fundamental considerar o impacto e os benefícios que isso irá proporcionar ao seu cliente.

    É nesse contexto que o design de serviço se torna cada vez mais importante para as empresas. A partir de metodologias específicas, é possível analisar o seu cliente, os atuais serviços oferecidos, os processos internos, o posicionamento da marca e muito mais. Trata-se de um mapeamento completo do seu negócio e do seu cliente, podendo ter diferentes aplicações que irão guiar a inovação organizacional.
     
  • Busque especialistas em inovação e serviços: um equívoco muito comum nos processos de inovação nas empresas é acreditar que apenas os colaboradores e líderes internos podem transformar a instituição, criando novos serviços, implantando novas tecnologias, revendo processos e absorvendo uma infinidade de tarefas no dia a dia. Embora o envolvimento das equipes seja um dos primeiros passos para promover a inovação, delegar todas as atividades para o time pode limitar os seus projetos. 

    Com profissionais especializados em inovação, as empresas podem ter um olhar diferenciado para as atividades, serviços e demandas dos seus clientes, bem como envolver os colaboradores em processos de cocriação. Além disso, com uma consultoria de inovação, por exemplo, há prazos, metodologias e entregas pré-definidas que garantem o sucesso dos projetos e que se fossem realizados apenas internamente, poderiam ser adiados e esquecidos.

    Ou seja, ao inovar, busque o apoio de especialistas que possam apoiar e potencializar os resultados da sua organização.  
  • Não invista apenas em tecnologia: muitos líderes e profissionais técnicos associam inovação apenas ao uso de ferramentas digitais, novas tecnologias e softwares. Sem dúvidas, o uso de novos sistemas e ferramentas é uma parte essencial no processo de inovação, mas deve ser acompanhado por uma estratégia apropriada.

    Suponha, por exemplo, que a sua empresa deseje aperfeiçoar o atendimento aos clientes digitais, utilizando ferramentas de conversação com chatbot. A cada ano empresas investem nesse tipo de sistema que realmente agrega inúmeros benefícios para o atendimento, vendas e até mesmo para a tomada de decisões estratégicas.

    Pois bem, a ferramenta é baseada em inteligência artificial e possui um potencial de inovação incrível, mas não adianta apenas incluir um chatbot no seu site ou redes sociais para inovar. Para garantir uma experiência diferenciada para o seu cliente, a aplicação desse tipo de tecnologia deve ser acompanhada por uma estratégia adequada, que considere as necessidades e dores das personas, além do redesenho de atividades internas e mindset da sua equipe.  
  • Abandone o medo de inovar: pode parecer estranho, mas muitos líderes e colaboradores que querem inovar, no fundo têm medo das mudanças que novos processos, atividades e pontos de vista podem provocar no dia a dia. Esse medo é normal e é inerente ao ser humano. Afinal, mudar nos tira de uma posição confortável e cômoda, exigindo o aprendizado de novas habilidades, conhecimentos, bem como enfrentar o desconhecido.

    O problema é quando, por medo da mudança, as empresas deixam de inovar e limitam todo o potencial de crescimento e desenvolvimento de novos processos, serviços e atividades.  

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Em resumo


Inovar é um processo contínuo e colaborativo. Para transformar a cultura organizacional, mudar processos e até mesmo adotar novas tecnologias, é fundamental contar com metodologias e ferramentas adequadas, que envolvam todo o time e que priorizem o seu cliente. Mais do que ambientes coloridos e tecnologias avançadas, a inovação nas empresas é construída a partir da escuta e observação do seu cliente, bem como dos serviços prestados pela sua organização de ponta a ponta.

Quer saber mais sobre processos de inovação para empresas e como construir uma cultura organizacional inovadora? Então, acompanhe nossos materiais e conheça diferentes metodologias para impulsionar o crescimento do seu negócio.

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