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Como impulsionar a inovação empresarial do seu negócio

Você lidera uma equipe, entende a importância de inovar, mas na prática passa por desafios de equipe, orçamento e na definição da melhor estratégia para promover a inovação empresarial? Saiba que você não está sozinho/a com esses e outros desafios. 

Uma prova disso está em um estudo conduzido pela Kantar, que mostrou que muitos CEOs se sentem sem alternativas e limitados em relação à inovação. Para 74% dos executivos, a falta de habilidades cruciais (key skills) está colocando os negócios em risco. Apesar disso, muitos líderes ainda apresentam certa relutância em buscar novos conhecimentos e se atualizar. Os resultados da pesquisa alertam que a maioria dos entrevistados “banaliza conceitos e práticas de inovação; não se sente incentivada a expandir o repertório de inovação; ou se queixa da falta de apoio dos pares para inovar”.

É um cenário preocupante, mas que também representa novas oportunidades para os líderes dispostos a inovar, a aplicar novas ferramentas, a mudar de comportamentos e principalmente, ouvir e surpreender os clientes!

No artigo a seguir, apresentamos dicas práticas sobre como impulsionar criatividade e a inovação empresarial, bem como acelerar a mudança nas empresas. Confira!

Jornada de inovação empresarial: mudança de mentalidade e cultura organizacional

Apesar dos obstáculos, a necessidade de inovar em um mundo que se transforma exponencialmente é algo que não se pode mais contestar. A ocorrência da pandemia de COVID-19 evidenciou isso. 

Conduzida pelo IBGE, a Pesquisa de Inovação (Pintec) Semestral, em 2021, 70,5% das indústrias extrativas e de transformação introduziram algum tipo de inovação. Seja um produto, processo novo ou aprimorado. 

Nesse período os principais setores inovadores foram: fabricação de produtos químicos, produtos eletrônicos e ópticos, fabricação de equipamentos de informática e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias. 

Passados os piores momentos da crise sanitária, o que vemos é um mundo que dá cada vez mais sinais de que é preciso mudar criativamente. Ainda mais se olharmos pela esfera de ESG e sustentabilidade, pois esses conceitos se fortalecem a cada comprovação de que o clima está muito diferente do que costumava ser. 

Enquanto empresas, como Natura, Magazine Luiza, ArcelorMittal, Nestlé, Santander, Boch e tantas outras, apostam na inovação aberta, há negócios que já entendem que é preciso incentivar também uma mudança de mentalidade para uma cultura inovadora dentro das empresas. 

Sim, muitas empresas investem grandes quantias de dinheiro em inovação, mas a maioria não. Segundo Soren Kaplan, autor de “The Invisible Advantage: How to Create a Culture of Innovation” (“A Vantagem Invisível: Como Criar uma Cultura de Inovação”, em tradução livre), as estratégias de inovação servem mais para eliminar fatores dos processos organizacionais do que adicioná-los. Em outras palavras, no futuro, menos é mais. 

Em essência, a inovação empresarial trata de criar novos produtos, serviços ou modelos de negócios com foco na redução de custos; e de entregar ao consumidor o que ele realmente precisa e quer, e nada mais nem menos do que isso.

15 dicas práticas para impulsionar a inovação empresarial

Agora que nós já discutimos os desafios e as oportunidades que permeiam o cenário de gestão empresarial e inovação, vamos às dicas sobre como essa inovação pode ser traduzida em ações práticas. 

1. Simplifique

Quanto mais simples seu produto ou serviço for, melhor. Não entre em detalhes desnecessários, vá direto ao ponto. Como abordamos acima, entregue ao consumidor o que ele quer, nem mais nem menos. 

Em outras palavras, é mais sobre reduzir o esforço para que os clientes consigam o que desejam, simplificar. 

2. Faça parcerias

Crie produtos e serviços em parceria com outras empresas. Dessa forma, estará diminuindo os custos e os riscos. As iniciativas de inovação aberta conversam com essa ação, mas você pode pensar em outras formas de estabelecimento de parcerias. 

Um exemplo recente foi a Crocs e Mc’Donalds, duas empresas aparentemente sem nenhuma ligação, e que fizeram valer uma parceria como sinônimo de inovação. 

3. Minimize desperdícios

Reaproveite tudo o que puder dentro de seus processos, crie novos usos para o que seria jogado fora. Também vale a pena prestar atenção em indicadores (valores das despesas fixas e variáveis). 

Por exemplo, se você é líder de uma indústria e percebe que os gastos com manutenção do maquinário estão aumentando ou se encontram acima do esperado, investigue se a adoção de um novo equipamento (mais atual) pode ser uma alternativa mais inteligente. 

4. Evite intermediários

Escolha, sempre que possível, vender diretamente aos seus clientes. Assim, são evitados custos com grandes varejistas intermediários, o que aumenta seu lucro e diminui o preço para o usuário final. 

5. Aposte no self-service

Uma inovação empresarial relevante é dar cada vez mais autonomia ao cliente. Tudo o que o próprio usuário puder fazer sozinho é melhor para todos. Lembra da dica 1 sobre “reduzir o esforço”? 

Por exemplo, em vez de garçons servindo a comida, pense em um buffet. O cliente pega somente o que desejar e você economiza. (Claro que, dependendo do negócio, a presença do garçom faz parte da oferta de serviço, mas não subestime o valor do self-service em outras etapas do processo).

6. Crie um espaço de interação

O marketing boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação de seus produtos e serviços. E o melhor, é de graça! 

Abra espaço para que seus clientes interajam entre eles, como nas mídias sociais, e deixe que os próprios usuários divulguem seus produtos. Um exemplo disso é a Netflix, que estimula a divulgação do próprio catálogo pelos próprios usuários em diversos posts. 

7. Foque no serviço prestado

Como sempre pontua o Design de Serviço, o que vale não é o produto que é entregue ao seu cliente, e sim a experiência. Por isso, a inovação empresarial foca no serviço que é prestado ao entregar esse produto, ou seja, no valor que o produto vai agregar à vida dos seus clientes. 

É por isso que muitas vezes entregar um produto com muitas funcionalidades pode não agregar valor ao cliente e ainda encarecer seu valor de compra. 

8. Crie novos serviços a partir dos que você já tem

A inovação empresarial não precisa ser algo completamente novo, é possível olhar o que você possui e faz e, a partir disso, agregar serviços diferentes

Por exemplo, se você possui uma grande frota para entrega de pedidos, mas em alguns momentos esses veículos estão ociosos, divida esse serviço com outra empresa. Assim, o serviço é otimizado e os custos são divididos.

9. Compartilhe a inovação empresarial com seus fornecedores

Compartilhe e ensine tudo o que sabe sobre produtividade e inovação empresarial aos seus fornecedores. Eles precisam estar alinhados aos seus processos e com o foco em melhoria contínua. Dessa maneira, você agrega valor também ao cliente.

10. Ouça seu cliente

Faça pesquisas de satisfação constantes. Inovar é estar atento ao seu cliente. E você só irá conseguir entregar o que ele realmente deseja estando sempre disposto a ouvir o que ele tem a falar. 

Portanto, você pode e deve investir na coleta de dados qualitativos e quantitativos

11. Investir na mudança cultural

A mudança de mindset para o estímulo da inovação pede por transformação na cultura organizacional. O ato de inovar não é baseado em ideias, processo e acerto. Mas sim, em ideias, processos, validações, muitos erros, aprendizados e eventuais acertos. 

O fato é que nem todas as lideranças e a própria equipe estão preparados para encarar essa realidade.  

12. Ampliar a diversidade

Diferentes vozes, expertises e mentalidades de crescimento contribuem com a inovação nos negócios. Porém, é preciso ir além da vontade de abrir espaço para pessoas diversas, é necessário ter intencionalidade. 

Em outras palavras, não basta abrir vagas afirmativas na companhia e não pensar na permanência dessas pessoas. Sem isso, a inovação não acontece. 

13. Pensar na sustentabilidade e em questões ambientais

Como já citado, a questão da sustentabilidade nos negócios vem ganhando cada vez mais atenção. Empresas que querem se destacar precisam acelerar a adoção de métodos de mensuração para suas iniciativas de aspectos ambientais, sociais e de governança. 

14. Considerar as novas gerações e mudanças de comportamento do consumidor

Quais são as necessidades do consumidor? O relatório da CX Trends de 2023 mostrou que a maioria deseja “experiências fluidas, personalizadas e integradas”. 

E os seus clientes? Você sabe o que eles querem? 

15. Ter empatia e resolver problemas reais

A empatia é um valor fundamental quando pensamos em como melhorar a experiência do cliente. Unir esse valor intangível com a objetividade na resolução de problemas reais (que de fato atrapalham a jornada) potencializa a inovação.

A inovação empresarial como presente e futuro dos negócios 

A cultura inovadora não está vinculada a processos caros e tecnologias super complexas (e onerosas). Muito pelo contrário, soluções inovadoras são simples, objetivas e estão amplamente ligadas à satisfação do cliente.

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Imagem de freepik

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