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Como a inovação empresarial promove a redução de custos

Muito se fala hoje em inovar, estar à frente da concorrência, trazer ao mercado soluções disruptivas. Você deve pensar: “ok, mas para isso, é preciso ter muito dinheiro”. Pois saiba que não! A inovação empresarial traz, ao contrário do que se pensa, a redução de custos organizacionais, e esse é inclusive um de seus pilares. 

Mas para inovar não é preciso de tecnologias de ponta e grandes investimentos? Sim, muitas empresas investem grandes quantias de dinheiro em inovação, mas a maioria não. Segundo Soren Kaplan, autor de “The Invisible Advantage: How to Create a Culture of Innovation” (“A Vantagem Invisível: Como Criar uma Cultura de Inovação”, em tradução livre), as estratégias de inovação servem mais para eliminar fatores dos processos organizacionais do que adicioná-los. Em outras palavras, no futuro, menos é mais. 

A inovação empresarial trata de criar novos produtos, serviços ou modelos de negócios sempre com foco na redução de custos. Trata-se de entregar ao consumidor o que ele realmente precisa e quer, e nada mais nem menos do que isso. 

10 estratégias para a inovação empresarial

1. Simplifique

Quanto mais simples seu produto ou serviço, melhor. Não entre em detalhes desnecessários, vá direto ao ponto. Como abordamos acima, entregue ao consumidor o que ele quer, nem mais nem menos.

2. Faça parcerias

Crie produtos e serviços em parceria com outras empresas. Dessa forma, estará diminuindo os custos e os riscos. 

3. Minimize desperdícios

Reaproveite tudo o que puder dentro de seus processos, criando novos usos para o que seria jogado fora. 

4. Evite intermediários

Quando se vende diretamente aos seus clientes são evitados custos com grandes varejistas intermediários, o que aumenta seu lucro e diminui o preço para o usuário final. 

5. Aposte no self-service

Uma grande inovação empresarial é dar cada vez mais autonomia ao seu cliente. Tudo o que o próprio usuário puder fazer sozinho é melhor para todos. Por exemplo, ao invés de garçons servindo a comida, pense em um buffet. O cliente pega somente o que desejar e você economiza. (Claro que, dependendo do negócio, a presença do garçom faz parte da oferta de serviço, mas não subestime o valor do self-service em outras etapas do processo).

6. Crie um espaço de interação

O marketing boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação de seus produtos e serviços. E o melhor, é de graça! Abra espaço para que seus clientes interajam entre eles, como nas mídias sociais, e deixe que os próprios usuários divulguem seus produtos.

7. Foque no serviço prestado

Como sempre pontua o design de serviço, o que vale não é o produto em si que é entregue ao seu cliente. A inovação empresarial vai além disso e foca no serviço que é prestado ao entregar esse produto, ou seja, no valor que o produto vai agregar à vida de seus usuários. É por isso que muitas vezes entregar um produto com muitas funcionalidades pode não agregar valor ao usuário e ainda encarecer seu valor de compra. 

8. Crie novos serviços a partir dos que você já tem

Se você possui uma grande frota para entrega de pedidos, por exemplo, mas em alguns momentos, esses veículos estão ociosos, divida esse serviço com outra empresa. Assim, o serviço é otimizado e os custos são divididos.

9. Compartilhe a sua inovação empresarial com seus fornecedores

Ensine tudo o que sabe sobre produtividade e inovação empresarial aos seus fornecedores. Eles precisam estar alinhados aos seus processos e com o foco em melhoria contínua. Dessa maneira, você agrega valor também ao seu cliente.

10. Ouça seu cliente

Faça pesquisas de satisfação constantes. Inovar é estar atento ao seu cliente. E você só irá conseguir entregar o que ele realmente deseja estando sempre disposto a ouvir o que ele tem a falar. 

Concluindo….

A cultura inovadora não está vinculada a processos caros e tecnologias avançadíssimas (e onerosas). Muito pelo contrário, a inovação empresarial hoje em dia consiste em redução de custos, otimização de processos e aumento de produtividade. Soluções inovadoras são simples, objetivas e estão amplamente ligadas à satisfação do cliente.

Insira a inovação empresarial em seu negócio!

  • Simplifique seus processos, produtos e serviços
  • Reduza custos e aumente sua lucratividade. 
  • Fique à frente de seus concorrentes. 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato!

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