Experiência dos Colaboradores e a Pandemia

A experiência dos colaboradores impacta diretamente na experiência dos clientes e nos resultados do negócio. Entretanto, para os líderes que adaptaram a sua operação para o trabalho remoto, novos desafios surgiram com a gestão remota dos times.

O contexto é desafiador para líderes e liderados. Não há precedentes que nos ajudem neste momento, muito menos um playbook sobre como gerir pessoas durante uma pandemia. Sem condições para manter a mesma performance, as pessoas reagem de diversas formas e quem sofre são os indicadores da empresa.

Antes de qualquer iniciativa, é preciso alinhar as expectativas. Simplesmente esperar que as pessoas tenham a mesma produtividade e relação com o trabalho não é o caminho. A partir desse alinhamento, conseguimos construir juntos uma nova realidade. Tirando o foco das lamentações sobre como poderia estar sendo e concentrando muita energia nas vantagens do trabalho remoto.

Para aproveitar essas vantagens, as palavras-chave são proximidade, escuta ativa e criatividade. É preciso se aproximar ainda mais das pessoas e praticar uma escuta muito atenta aos primeiros sinais e sintomas da falta de segurança psicológica. Além disso, ter muita criatividade! Podemos e devemos usar todos os nossos recursos disponíveis para se aproximar, surpreender e emocionar mesmo que remotamente.

O cuidado com as pessoas e a construção de uma relação de confiança não dependem de presença física. São valores que, quando entranhados na cultura da empresa, representam uma vantagem competitiva em tempos tão desafiadores quanto o que vivemos.

Para conversar sobre este tema tão pertinente, convidamos a Dialetto – cliente da HOMA, que sempre nos surpreendeu com o cuidado e criatividade na gestão do time de dialétticos. Estiveram conosco Rodrigo Lóssio, diretor executivo e comercial, e Juliane Santine, analista de pessoas e cultura. Assista ao webinar e nos conte o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.