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Expansão empresarial: como identificar oportunidade para inovar no mercado

A expansão empresarial nada mais é do que a busca de oportunidades para crescimento do negócio por meio da oferta de novos produtos ou serviços em áreas diferentes, internacionalização, abertura de novas lojas, franquias, fusões ou aquisições.

Não faltam exemplos desse tipo de movimento no mercado. Em 1997, por exemplo, alguém achou que seria uma boa ideia oferecer serviço de entrega de DVDs pelo correio. Anos depois, a empresa decidiu fazer uma expansão empresarial e hoje continua entregando histórias na casa das pessoas, só que por streaming. Essa empresa é a Netflix, que também se tornou produtora e planeja investir na indústria de games

Bom, você não precisa ser a Netflix, para decidir crescer e oferecer novos serviços. Independentemente do porte ou segmento, qualquer empresa pode decidir expandir. Inclusive, há uma série de métodos e recursos que são utilizados para o alcance desse objetivo. Continue a leitura deste texto e conheça alguns deles!

Ferramentas que impulsionam a expansão empresarial 

Afinal, como fazer a expansão de uma empresa? 

É essencial que haja um preparo adequado. Um bom plano de expansão deve incluir a definição de uma estratégia, estudo do mercado, das personas, hábitos culturais, entre outros pontos. Isso vale para empresas de todos os portes, até mesmo marcas consolidadas. 

Análise de mercado

Você realmente conhece o mercado no qual atua? Analisar concorrentes, comportamentos de clientes, pontos fracos e fortes do que a empresa oferece fazem parte da análise de mercado. Esse estudo pode ser feito tanto no início de um negócio, quanto no plano de expansão empresarial, visto que ajuda na visão estratégica

A principal contribuição é criar uma espécie de banco de dados e informações que embase as próximas ações. Por exemplo, pode ser fundamental saber que o público tem uma necessidade que ainda não foi atendida nem por você e nem pela concorrência. Ou que numa determinada região do país, o seu serviço é visto com menos interesse por causa de hábitos culturais da população.

Mapeamento de stakeholders

Para saber mais sobre o público, a concorrência, os fornecedores e até mesmo sobre a sua equipe de colaboradores, faça um mapeamento de stakeholders

O trabalho envolve pesquisa quantitativa e qualitativa sobre todos que possuem algum interesse no seu negócio e que terão influência direta ou indireta no plano de expansão empresarial. Lembre-se de contar com profissionais qualificados para essa tarefa.

Entrevistas de profundidade

Para botar um projeto de expansão em prática, será preciso conversar com pessoas diferentes e entender as especificidades que podem impulsionar ou não a expansão empresarial. 

Lembra dos stakeholders? Pode ser interessante que sejam feitas entrevistas de profundidade com eles. Essas entrevistas são feitas com base numa estrutura flexível, capaz de absorver respostas inesperadas a fim de tirar o maior proveito daquela informação.  

Desenho de personas

Conhecer as expectativas do seu público pode ir muito além da ideia básica de que você atende, por exemplo, “pessoas que buscam decorar a casa com inspiração na natureza”. 

Para entender os hábitos do consumidor, necessidades, interesses adjacentes e a jornada de compra, todos os métodos já citados são importantes e podem agregar no desenho de personas. Ao final do processo, você terá um perfil de cliente ideal, rico em informações que podem gerar vários insights

expansão empresarial Definição da estratégia do serviço

Antes de falar sobre estratégia, vamos fazer um exercício simples. Olhe ao redor e reflita sobre os produtos que utiliza. Todos eles são representações de serviços. 

Por exemplo, a mala de viagem é útil para levar roupas e sapatos quando você precisa se deslocar de um lugar para outro. Contudo, ela também é capaz de despertar lembranças, e marcar momentos inesquecíveis. 

Conseguiu perceber? O valor não está no produto em si, mas nos benefícios que ele é capaz de proporcionar. E é nisso que o design de serviço se baseia, seu intuito é oferecer a melhor experiência às pessoas a partir de uma visão holística do negócio. 

Esse preceito é importante e pode ser bem aplicado quando falamos de expansão empresarial, visto que você pode entender a necessidade de definir uma estratégia com base no serviço que a sua empresa oferece ou pode oferecer. Tendo sempre em mente que esse serviço vai muito além da utilidade aparente de um objeto. 

Imagine se o Nubank tivesse nascido apenas com a ideia de ser um banco digital, sem considerar antigas dores do público com esse setor? Além do básico que qualquer banco deve ser capaz de fazer, suas estratégias são atreladas ao serviço que oferecem com foco na experiência do cliente.

Projeto de expansão empresarial: o que a Ton Labs e a Fruki fizeram? 

A Ton Labs é uma rede e plataforma blockchain de terceira geração que foi desenvolvida pelo Telegram. Ela queria segurança ao expandir seus negócios para outro país e contratou a HOMA para que desenvolvesse um projeto que contemplasse entrevistas e até mesmo testes de usabilidade. 

Já  a Fruki, empresa gaúcha de bebidas e com quase 100 anos, queria expandir seus resultados em Santa Catarina.

Ambas desenvolveram um projeto de expansão empresarial por meio do design de serviço. Saiba mais sobre a história de cada uma delas, confira agora o case completo da Ton Labs e o case da Fruki Bebidas

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