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Employer Branding: como definir e fortalecer a sua estratégia?

Cuidar do bem-estar e saúde dos colaboradores é uma atividade cada vez mais estratégica para as empresas. Nos últimos anos, conceitos como employer branding e employer experience ganharam força justamente por boa parte dos colaboradores estarem insatisfeitos com a experiência nas companhias, o que reflete não apenas na imagem externa, mas principalmente nos processos e serviços prestados.

De fato, ter uma marca forte e reconhecida pelo mercado como um bom local de trabalho é consequência de uma série de ações realizadas internamente nas empresas. Confira a seguir alguns passos essenciais para aperfeiçoar a experiência dos seus colaboradores e, consequentemente, atrair novos talentos para a sua empresa. 

5 passos essenciais para sua estratégia de Employer Branding


1. Faça um diagnóstico da sua marca


O primeiro passo para definir uma estratégia consistente de employer branding é avaliar quais os principais desafios e oportunidades da marca. É importante saber como a sua empresa é vista e lembrada no mercado, quais as impressões e principais atrativos para alguém se candidatar a uma vaga, bem como permanecer no time de colaboradores.

Para mapear esses desafios, pontos de melhorias e outros insights, é essencial ouvir os seus colaboradores, líderes e diferentes stakeholders. A partir de uma visão ampla e aprofundada, você poderá identificar quais as prioridades, as necessidades e os desejos das equipes. Assim, os projetos podem ser construídos de modo colaborativo, ampliando também o engajamento dos times.


Leia também Mapeamento de stakeholders: você está fazendo da forma certa?

 

2. Conheça os seus concorrentes

Com o déficit de especialistas no mercado, cada vez mais empresas concorrem entre si para ter os melhores talentos. Por isso, é fundamental analisar a estratégia de comunicação e posicionamento de marca dos seus concorrentes diretos e indiretos (que são as empresas que não concorrem enquanto soluções, mas possuem cargos semelhantes. Ex: Analista de TI). Avalie quais são as melhores práticas relacionadas à marca empregadora, assim como as oportunidades que ainda não estão sendo aproveitadas.

Também é importante conhecer os programas e ações realizadas por empresas mundiais que são referência e têm uma marca empregadora forte, como a Netflix, Google e Tesla. Essas e outras empresas foram pioneiras ao pensar em ambientes de trabalho diferentes, benefícios exclusivos, gestão horizontal e outros aspectos que tornam esses locais desejados em todo mundo.

3. Reveja os atuais benefícios e iniciativas de bem-estar e saúde

Muitos projetos são iniciados sem que haja um engajamento real dos times. O que não significa que eles devem ser finalizados. É importante entender os pontos fortes e fracos das iniciativas e como é possível aperfeiçoá-las. A partir de pesquisas e metodologias adequadas, você pode identificar novas oportunidades para rever programas e ações que já estão em andamento.

4. Crie ações inovadoras de acordo com a cultura da sua empresa

Não faltam ideias e modelos de ações voltadas à retenção e atração de talentos nas empresas. Porém, antes de implantar ou iniciar qualquer projeto é fundamental analisar se, de fato, aquela ação se encaixa com a sua cultura organizacional, as necessidades e anseios dos seus colaboradores. Por isso, é essencial ouvir em profundidade os colaboradores, para que eles possam sugerir e co-criar iniciativas inovadoras que sejam relevantes e alcancem os resultados esperados.

5. Estabeleça canais de comunicação

Para ampliar a visibilidade da sua marca e ampliar o engajamento das iniciativas é essencial utilizar canais e estratégias de comunicação interna e externa. É importante que seus colaboradores tenham acesso às informações e sejam notificados sobre mudanças e novas iniciativas da empresa. Da mesma forma, é essencial que as ações realizadas sejam compartilhadas externamente, fortalecendo os valores da empresa e atraindo novos talentos do mercado.

Saiba também como desenvolver uma cultura inovadora com o Design de Serviço

Experiência de Employer Branding: conheça o case da Dasa 

Para fortalecer a marca empregadora, atraindo novos talentos, e também aperfeiçoar a experiência dos mais de 40 mil colaboradores, a Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, buscou o apoio da Homa Design de Serviço para repensar e potencializar as iniciativas do time de Pessoas e Cultura.

O projeto envolveu diferentes ações, como a realização de mais de 70 entrevistas em profundidade, diversas pesquisas, reuniões e aplicação de metodologias específicas pela equipe da Homa Design de Serviço. Como resultado, a Dasa aperfeiçoou o programa Dasa Cuida, focado no bem-estar e saúde dos colaboradores, e foi o motivo para a empresa receber o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida da Associação Brasileira de Qualidade de Vida no final de 2021. 

Quer conhecer os detalhes do projeto, objetivos e os resultados observados? Então, confira agora mesmo o case completo do Grupo Dasa e saiba as etapas para o desenvolvimento de um projeto de employer branding na prática!

No material você irá saber:

– os principais desafios mapeados pela Homa na Dasa;

– quais as ferramentas e metodologias aplicadas para entender as necessidades e desejos dos colaboradores;

– os principais insights e pontos de melhorias para o programa Dasa Cuida;

– os resultados e próximos passos do programa.

Acesse agora mesmo e saiba mais sobre a importância e como desenvolver uma estratégia de employer branding na prática! 

Employer Branding: Como a Dasa aperfeiçoou a experiência dos seus
colaboradores com o Dasa Cuida

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