Desenvolva uma cultura inovadora com o design de serviço

cultura inovadora

No mundo pós-moderno, inovar é uma premissa para a sobrevivência das empresas. Entretanto, alinhar todos os colaboradores para um objetivo e gerir as mudanças que o mindset inovador provoca não é uma tarefa fácil. O design de serviço é uma abordagem que apoia gestores e líderes nessa empreitada pela busca de uma cultura inovadora.

De modo objetivo, o design de serviço é um método que provém do design thinking, ou seja, pensar os processos dentro da empresa da mesma forma que o design é pensado: em todas as suas etapas, desde a descoberta de um problema, sua definição, seu desenvolvimento, testes e entrega. Assim, o design de serviço aborda todas essas etapas, partindo do princípio de que tudo é serviço, até mesmo um bem durável, focando nos benefícios que ele proporciona ao consumidor, e não no objeto físico.

Estando esses conceitos definidos, vamos tratar, neste post sobre algumas formas de utilizar o design de serviço para desenvolver uma cultura inovadora na sua empresa.

5 passos para o desenvolvimento de uma cultura inovadora

Antes de mais nada, é preciso responder à uma questão: é possível “construir” uma cultura? Muitos autores e pesquisadores acreditam que não. Didier Elzinga, CEO da plataforma de cultura organizacional Culture Amp, acredita que uma cultura inovadora não pode ser criada de uma hora para outra, mas desenvolvida, evoluindo de acordo com as condições proporcionadas dentro da empresa. É preciso ter em mente que dentro de uma organização, principalmente de grandes companhias, há muitos fatores que não podem ser controlados, já que elas são formadas por pessoas, cada uma com suas próprias crenças e comportamentos. 

Uma cultura organizacional sempre vai existir, independentemente do que as lideranças façam. No entanto, acrescentar os conceitos do design de serviço irá naturalmente fomentar a cultura de inovação. Abaixo, 5 passos para desenvolver a tão almejada cultura inovadora:

 

1. Faça um diagnóstico da cultura atual

É preciso saber primeiramente como está a cultura da empresa no momento, para, assim, desenvolver uma cultura inovadora. Como as pessoas interagem na empresa? Como elas se comportam? O que elas estão dispostas a aceitar? O que elas não aceitam de jeito nenhum? O que elas acham de seu trabalho, seus colegas, líderes e etc.? E o mais importante: Por quê?

Para obter essas respostas, existem alguns métodos de design de serviço a serem utilizados, como entrevistas, workshops, mapeamento de jornadas, observação, etc. O importante é ter uma boa noção de como estão as coisas no momento.

2. Elabore em conjunto sua cultura de inovação futura

As empresas tradicionalmente costumam começar essa etapa elaborando os valores da empresa, em seu processo de branding (ou rebranding). Esses valores, portanto, são pouco substanciais e comumente não são suficientes para levar a empresa ao caminho desejado. Por exemplo: será que dizer que inovação é um dos valores da minha empresa vai realmente levá-la a obter uma cultura inovadora? Provavelmente não.

É preciso muito mais que isso. É preciso criar uma visão coletiva, com todas as pessoas da organização. É preciso que todos falem, que todos opinem, que todos, juntos, desenvolvam essa cultura. 

3. Identificar os gaps entre a cultura atual e a ideal

Ok, sabemos quem somos e onde queremos chegar. A questão agora é definir por que ainda não chegamos lá, o que impede que alcancemos a inovação que queremos. Nessa etapa, as empresas se descobrem e vão a fundo nas questões. E aqui pode aparecer muita coisa que ninguém quer ver. É possível descobrir, por exemplo, que as lideranças têm muito medo dos riscos que podem correr ao adotar uma cultura inovativa. Ou que os próprios colaboradores não são estimulados a aprender, acreditando que cumprir as mesmas atividades todos os dias é o que levará a empresa ao sucesso.

Da mesma forma, as empresas podem descobrir processos muito inovadores, que já estão totalmente alinhados ao seu ideal. O fato é que nessa fase a empresa será totalmente descoberta, e saberá com o que realmente está lidando, em seus potenciais e fraquezas. 

4. Elabore protótipos e teste soluções

O design de serviço considera a prototipagem e os testes uma fase muito importante de qualquer processo. Elabore uma solução e, antes de implantá-la, teste. Pode ser que dê muito certo, mas pode ser que dê muito errado. Nesse caso, você pode descartá-la totalmente ou melhorá-la antes de implementá-la. 

Essas soluções não precisam ser grandes mudanças: mudar a maneira de comunicar algo, introduzir uma nova forma de trabalhar em algum processo. Mesmo assim, é uma boa ideia fazer o protótipo e testá-las. Essa é uma forma de economizar tempo, recursos e otimizar o trabalho de todos. 

5. Repita todo esse processo

Mesmo após implantar todas as soluções para uma cultura inovadora, o trabalho não para. A cultura, assim como a inovação, estão em constante mutação. É necessário reajustar suas ações de tempos em tempos e, para isso, é preciso seguir os 4 passos acima novamente. Tudo, absolutamente tudo, que acontece dentro da sua empresa e no mundo pode trazer mudanças significativas. Mudanças de governo, saída de lideranças, desastres naturais, novas tecnologias, etc. É preciso estar de olhos bem abertos sempre. 

Ter o hábito de avaliar a cultura organizacional constantemente e vislumbrar novos desafios é essencial para manter uma cultura inovadora.

cultura inovadora

Como a Homa pode ajudar na transformação da cultura organizacional

A Homa Design de Serviço atua exatamente com os passos citados acima dentro da sua empresa, por meio de diversas formas:

Workshops

Atuamos com treinamento e capacitação para oxigenar os times com conceitos e ferramentas para mudar o mindset das pessoas.

Sprint

Implantamos uma solução rápida para um desafio específico.

Projeto ágil

Auxiliamos sua empresa a entregar um serviço encantador e funcional ao mesmo tempo.

Employee Experience

Realizamos um diagnóstico fiel da cultura organização e auxiliamos a sua empresa a criar estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores.

Consultoria

Disponibilizamos nossa equipe dentro da sua empresa por quanto tempo for necessário, para qualquer que seja o seu desafio.

Agora que você já sabe que o design de serviço pode ser a ferramenta ideal para uma cultura de inovação, conheça como ele foi implementado para tornar o Laboratório Santa Luzia, de Florianópolis, uma referência em vacinação. Para nos propor um desafio na sua empresa, entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.