Como a consultoria em inovação pode potencializar seus resultados?

consultoria em inovação

Um dos critérios que mais pesam na hora de contratar os serviços de uma empresa é a sua capacidade de inovação e  grau de disrupção. Afinal, os clientes estão sempre buscando novidades do mercado, experiências diferenciadas e tendências para potencializar os seus negócios. Nesse sentido, uma consultoria em inovação para empresas tanto B2B quanto B2C permite que uma marca se torne cada vez mais inovadora para os seus clientes.

Ao se contratar uma consultoria dessa modalidade, as empresas podem visualizar o negócio como um todo e de forma neutra. Os profissionais propõem projetos para agregar mais valor à empresa e, principalmente, aos clientes. Além disso, essa consultoria externa amplia a diversidade de ideias, enxergando a organização com outros olhos.

Na prática, implica em uma série de processos que envolvem a observação dos consumidores com mais atenção, para definir as personas de modo aprofundado. Assim, é possível entender as suas demandas e, a partir disso, aperfeiçoar os serviços de modo estratégico.

Esse olhar externo da consultoria em inovação é essencial, porque grande parte das empresas têm seus esforços concentrados no dia a dia do negócio. Os empreendedores e colaboradores focam nas atividades operacionais e na tomada de decisões para “apagar incêndios”. Dessa forma, as equipes acabam não tendo tempo e nem energia para olhar para os processos de forma mais estratégica, pensando na inovação.

Para auxiliar nesse processo, as empresas podem contar com uma consultoria em inovação externa, que irá promover inúmeros benefícios, como por exemplo:

– visualização de oportunidades para o negócio a partir de um diagnóstico de pontos críticos;
– definição de novas estratégias;
– redução de custos;
– otimização do tempo;
– aumento de receita.

Consultoria em inovação, design de serviço e etnografia: entenda essa relação

A chave para se ter bons resultados, como os que citamos anteriormente, é conhecer em profundidade o seu cliente. Quando mais você conhecê-lo, melhores e mais rentáveis serão as soluções do seu negócio.

Uma forma muito atual de se visualizar as personas de um determinado negócio é realizando uma pesquisa etnográfica. Sim, que vem de etnografia, aquela disciplina das ciências sociais. Isso porque esse estudo das culturas e povos provou ser muito eficaz no mundo corporativo. Principalmente para a realização de pesquisas qualitativas, que têm como objetivos:

– entender;
– descrever;
– explicar fenômenos sociais e culturais. 

E qual é o centro do design de serviço? As pessoas! Ou seja, todos os produtos devem ser elaborados com base no valor proporcionado aos seus consumidores. Assim, a pesquisa etnográfica pode ser a base do design de serviço, implantado em uma empresa por meio de uma consultoria de inovação. Os resultados dessa junção de conceitos é um público-alvo bem compreendido e produtos ou serviços que estejam totalmente de acordo com suas necessidades.

Diferenciais da pesquisa etnográfica

Você pode estar se perguntando o porquê de uma pesquisa etnográfica ser tão mais efetiva que outra pesquisa qualquer. E a resposta é: principalmente por conta da difícil tarefa do observador se colocar no lugar do outro. Uma pesquisa etnográfica elucida os porquês por trás do comportamento das pessoas.

Muito diferente de um questionário de perguntas e respostas clássico, na pesquisa etnográfica o pesquisador observa as pessoas em seus locais de socialização. Ou seja, ao se estudar uma equipe de colaboradores, o pesquisador o faz dentro da empresa, analisando as atividades do dia a dia dessas pessoas, realizando anotações próprias e também questionando os observados. Essa é uma forma de diferenciar o que as pessoas “dizem que fazem”, “pensam que fazem” do que elas “realmente fazem”. 

Mas é claro que não basta apenas observar. Também é preciso analisar os comportamentos desses targets, para, assim, determinar suas necessidades. Dessa forma, a empresa pode contribuir para identificar e suprir essa demanda. Assim, é preciso a consultoria tenha a expertise para analisar os fatos observados e determinar sua relevância social em matéria de consumo. 

A Homa Design de Serviço está sempre antenada às novas ferramentas e metodologias para realizar uma consultoria em inovação com as metodologias mais atuais do mercado. Assim, trabalhamos com a pesquisa etnográfica em casos que demandam esse estudo para promover a inovação das empresas.

Conheça melhor nossas metodologias no site e se tiver alguma dúvida entre em contato conosco!

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