Vantagens de se contratar uma consultoria de design em vez de internalizar

consultoria de serviços

O design de serviço tem como objetivos principais repensar as estratégias de negócios, criar novos serviços, repensar e formalizar processos, otimizar recursos, ampliar o valor da marca e transformar a cultura de uma organização. Por meio da consultoria em design é possível realizar uma verdadeira transformação nas empresas, estimulando a autonomia e a criatividade dos colaboradores.

No entanto, muitas organizações buscam realizar essa mudança internamente, com ideias vindas das próprias lideranças e, principalmente, da área de gestão de pessoas. Essa, porém, não é a melhor forma de se atuar, já que muitas vezes as lideranças não possuem o tempo e o conhecimento suficientes para realizar essa transformação, por isso, os projetos acabam se perdendo no caminho, gerando muita frustração para todos os envolvidos.

Abordaremos, ao longo deste artigo, como uma consultoria em design externa pode ser a melhor opção para potencializar os resultados da sua empresa. Confira!

Vantagens de contratar uma consultoria em design de serviço externa

Experiência

Empresas de consultoria possuem uma vasta experiência nos processos com os quais atuam, já tendo trabalhado com empresas de quase todos os tipos e enfrentado inúmeras situações diferentes. Seu trabalho é proporcionar melhorias nas empresas, com conhecimentos das ferramentas ideais para cada caso, como o uso de metodologias ágeis, design de interação, design gráfico, gestão de operações, etc. Você pode até contar com pessoas dentro da empresa que tenham essas mesmas expertises, mas nem sempre é fácil enfrentar as verdades dolorosas que giram em torno dos reais problemas das empresas de forma neutra e produtiva.

Foco

Ao contar com pessoas de fora da organização, que irão facilitar todo o processo, organizar os espaços para a execução das atividades de treinamento e capacitação, preparar os materiais necessários e garantir que todos tenham voz no processo, os gestores internos podem se manter focados no negócio. Quando os gestores precisam facilitar os workshops, os projetos de inovação acabam “perdendo” a participação ativa de um ator muito importante para todo o processo.

Diversidade

A inovação requer multidisciplinaridade e uma divergência de olhares. Trazer analistas de fora da empresa enriquece muito o processo de inovação, já que aumenta a diversidade, trazendo novas ideias, novas maneiras de enxergar as situações e de agir para mudá-las. Se os projetos de inovação são guiados apenas por pessoas de dentro da empresa, não há essa oxigenação com perspectivas de pessoas diferentes  e as chances de inovação são menores, uma vez que os colaboradores estão imersos na mesma cultura e nos processos realizados. 

Objetividade

Muitos empreendedores são apegados às suas empresas, projetos e serviços criados, impedindo a visualização de oportunidades e mudanças significativas dos empreendimentos.  Quem está participando de um processo há muito tempo pode ter a tendência de não pensar diferente, , de agir da mesma forma sempre e não enxergar novas maneiras de se realizar determinadas tarefas.

Olhares externos e desvinculados da organização conseguem ter uma perspectiva neutra, objetiva e panorâmica, trazendo inovação para a empresa.

 

Ferramentas e indicadores

Para se conquistar os objetivos estipulados, é preciso utilizar as ferramentas corretas, ou seja, ter o know how para identificar qual é a melhor ferramenta para atingir aquela determinada meta proposta. Já para avaliar o sucesso (ou o fracasso) das ações implementadas, é necessário saber como realizar essa análise, que tipo de indicadores usar e quais resultados devem ser obtidos.

 

Agilidade

Uma consultoria de design sabe exatamente o que fazer, como fazer e em quanto tempo fazer. Ou seja, seu tempo é delimitado e a partir daí as ações terão o efeito desejado, de acordo com o planejamento pré-definido. Realizar essas ações internamente pode levar bem mais tempo do que o previsto e o foco pode não ser mantido, já que outras demandas podem acabar se sobrepondo. Dessa forma, o custo de um projeto de inovação pode ser muito além do esperado.

 

Consultoria da Homa Design de Serviço

Agora que você já sabe a importância de uma consultoria de design externa, saiba como funciona o método da Homa Design de Serviço, que é dividido em três etapas:

Exploração

A HOMA realiza uma imersão em sua empresa, para ter um entendimento profundo do problema sob o ponto de vista de todos os envolvidos – público-alvo, clientes e colaboradores.

Cocriação

Por meio das ferramentas escolhidas, a HOMA facilita a criação de soluções para os desafios, em um ambiente preparado para estimular a colaboração e a criatividade. 

Implementação

Ao fim do processo, é hora de tangibilizar as soluções, ou seja, colocá-las em prática, por meio da coleta de feedbacks e do desenvolvimento de soluções para otimizar recursos e aumentar as chances de sucesso na implementação.

 

Para saber mais detalhes de como podemos atuar na sua empresa, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.