Como um Workshop de inovação pode transformar a sua empresa

Como um Workshop de inovação pode transformar a sua empresa

A palavra da vez é inovação. Esse é o objetivo de 10 entre 10 empresas que querem crescer ou mesmo competir em um mercado cada vez mais acirrado. Inovar e acompanhar as tendências coloca a sua empresa em um outro patamar e faz com que seu número de clientes e vendas só aumente. Para isso, é preciso que todos os seus colaboradores estejam alinhados a esse conceito e estratégia da empresa, e uma das  formas mais eficientes de se alcançar esse objetivo é com a realização de um workshop de inovação.

Já abordamos aqui a importância de uma consultoria de inovação para inserir o tema dentro da sua empresa. Um dos momentos mais importantes nesse tipo de consultoria é exatamente o workshop de inovação. Isso porque é nesse momento que todos se reúnem para expressar suas expectativas, ideias, frustrações e desejos, realizando atividades muito mais práticas que teóricas. É nesse momento que realmente nasce uma empresa inovadora, com o apoio de todos e a junção de forças.

Vantagens de um workshop de inovação

Agilidade

Workshops são geralmente cursos rápidos e bastante práticos, e por isso conseguem atingir seus objetivos sem demandar muito tempo de seus participantes, que podem continuar focados nas atividades da empresa. Aliás, inserir algumas atividades do dia a dia dentro do workshop de inovação pode ser uma ótima ideia, já que as pessoas continuam executando seu trabalho, mas vislumbrando uma forma disruptiva de abordá-lo. 

Praticidade

A grande diferença de um workshop para um treinamento comum, por exemplo, é a abordagem prática de suas atividades. Em um mundo cada vez mais ágil e dinâmico, principalmente no meio corporativo, é preciso ir direto ao ponto, com mais ações e menos discursos. Aprender a inovar na prática é a grande vantagem de um workshop de inovação.

Leia também o eBook “Gamestorming: jogos para promover a inovação nas empresas”.

Metodologia flexível

Um workshop de inovação tem um propósito, técnicas e práticas específicas. Mas sua metodologia oferece disponibilidade para mudanças. Ao se detectar, por exemplo, que muitos dos participantes são reticentes à inovação, foca-se em desmistificar esse conceito. Um workshop não tem uma metodologia fechada, muito pelo contrário, tem a flexibilidade como um dos seus pilares. 

Visão neutra

Geralmente, o workshop é realizado por uma consultoria de design contratada, que vai trazer insights novos de fora da sua empresa. Realizar essa prática internamente pode não ser a melhor saída, já que irá abordar questões por um ponto de vista interno. Contratar uma empresa especializada faz abrir os horizontes e trazer uma perspectiva imparcial para o seu negócio.

Ações necessárias a um workshop de inovação transformador!

Planejar

Mesmo com uma metodologia flexível, é preciso planejar, junto às lideranças da empresa, os objetivos do workshop. Construir uma pauta junto a esses profissionais é uma maneira de começar a entender os desafios dessa empresa. Além disso, é preciso preparar as dinâmicas com cuidado: de acordo com o perfil dos participantes e com foco nas saídas desejadas.

Ouvir 

Uma boa consultoria irá falar menos e ouvir mais. É importante captar as percepções e feedbacks dos participantes das atividades, e assim, construir junto a eles estratégias para a inovação. 

Propor

Ações disruptivas devem ser propostas durante um workshop de inovação, sempre junto aos participantes. Além disso, é preciso elaborar um plano estratégico para implantar as ações. E nada de planos utópicos! Atentar-se à realidade da empresa é primordial. Os colaboradores não devem se sentir pressionados. Pelo contrário, é necessário dar-lhes autonomia e segurança para que eles se sintam aptos a inovar. 

Testar

A metodologia prática, como já falamos, é uma das principais vantagens de um workshop. É por isso que, após propor as ações disruptivas, é preciso testá-las, mesmo que seja em atividades bem pequenas, do dia a dia. A prática dentro do cotidiano torna o workshop uma ferramenta muito valiosa para os colaboradores, que podem testar suas habilidades de intraempreendedorismo

Implantar

Testou? Deu certo? Ok, vamos implantar e definir os processos daqui em diante. Não deu? Teste novamente, até tornar os processos padronizados. Tentativa e erro, prática, agilidade. Esse é o caminho para alcançar, definitivamente, uma cultura inovadora. 

A Homa Design de Serviço trabalha exatamente com essa metodologia flexível e de cocriação junto às empresas em seu workshop de inovação. Fale conosco para saber como podemos lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.