BLOG

Como inovar: 5 sinais de que você precisa de ajuda externa

A cocriação em projetos de inovação tem se tornado cada vez mais comum nas empresas. Isso porque saber como inovar, no que inovar e como engajar os colaboradores em todas essas mudanças pode ser um verdadeiro desafio, se realizado apenas pelo time interno. Além disso, os projetos desenvolvidos com o apoio externo, são mais organizados e precisos, garantindo resultados mais rápidos e autênticos.

Apesar de todos esses benefícios, sabemos que nem sempre o apoio externo é visto como algo positivo. Por isso separamos alguns sinais de que a sua empresa precisa de ajuda externa para inovar. Ao longo do artigo, você entenderá como esse olhar externo e especializado em inovação pode auxiliar o seu negócio. Confira!

 

5 sinais de que a sua empresa precisa de ajuda externa para impulsionar a inovação

1. Conflitos improdutivos e dificuldade para tomar decisões

Um dos primeiros aspectos que podem indicar a necessidade de buscar ajuda externa, é justamente a dificuldade para definir quais ações serão realizadas e como inovar em diferentes frentes na sua empresa. Sem um ponto de vista neutro e focado somente nos interesses dos clientes, fica muito mais difícil tomar essas decisões… Os seus times acabam dando voltas em torno de conflitos improdutivos. Afinal, existem muitas formas de promover a inovação, seja na oferta de serviços, nas características e recursos dos produtos, no atendimento realizado, no posicionamento da marca, além das mudanças internas, dos processos, fluxos de trabalho e muito mais.

Para não se perder em tantas opções e caminhos (e acabar não fazendo nada!), é importante adotar metodologias específicas que ajudem a identificar quais os maiores gargalos e necessidades do negócio. A partir disso, as ações podem ser planejadas com maior precisão e previsibilidade.

O Design de serviço é uma metodologia que permite reconhecer esses pontos de aperfeiçoamento e oportunidades de inovação, a partir de ferramentas específicas que levam em consideração as dores das personas, os pontos de contato com a sua empresa, as características do mercado, concorrência e outros aspectos. 

2. Falta de conhecimento sobre inovação


Outro aspecto a ser considerado, é a falta de conhecimento avançado sobre inovação, ferramentas e metodologias específicas para aplicação de projetos. Embora a inovação seja um tema bastante popular e o foco de praticamente todas as empresas, criar e colocar em prática esse tipo de projeto, exige conhecimentos avançados em inovação. Isso não quer dizer que a sua empresa não domina o seu próprio ramo de negócio ou que não tem capacidade para inovar.

Pelo contrário, os líderes e colaboradores das empresas são os principais responsáveis por promover e aplicar os projetos de inovação. Contudo, alguns processos exigem conhecimentos específicos que fogem das atividades cotidianas e do core business da empresa. Parar as atividades e focar apenas nisso, com certeza não é uma boa alternativa, assim como deixar a responsabilidade de pensar em inovação para apenas um grupo — que é um dos principais erros das empresas ao inovar.

Nesses casos, buscar o apoio externo de especialistas em inovação, é o melhor caminho.

como inovar


3. Reuniões que não geram resultados

Um dos maiores dilemas das empresas, sem dúvidas, é a realização excessiva de reuniões que não geram resultados ou mudanças para o negócio. Muitas vezes isso é provocado pela semelhança de ideias e a limitação de algumas áreas de conhecimento, como abordado no tópico anterior. Quando apenas um mesmo grupo se reúne para pensar em inovação, ou qualquer outro desafio, a tendência é que não surjam muitas ideias diferentes e que haja pouco engajamento entre os times responsáveis por colocar em prática os projetos.

Para isso é importante envolver todos os colaboradores, adotar técnicas diferentes para pensar em novas soluções e quando possível, incluir pessoas externas que trazem uma visão diferente para os negócios. A partir da escuta ativa e métodos diferentes para realizar reuniões, novas ideias são evidenciadas e aumentam o potencial de inovação da sua empresa.

Leia também Gamestorming: jogos e dinâmicas para promover a inovação e a criatividade nas empresas

4. Inovações não tão inovadoras assim

A sua empresa tem buscado inovar, mas até hoje você não sente que realmente criaram algo de fato novo ou disruptivo? Você constantemente sente que o seu negócio está ficando para trás? Esses podem ser algum dos sinais de que a sua empresa ainda não conhece tão bem as necessidades das personas e do mercado. De fato, o grau de inovação está totalmente ligado ao nível de conhecimento das personas, do que elas pensam e sentem quando entram em contato com os diferentes pontos de contato e serviços sua empresa.

5. Cultura organizacional engessada 

Por fim, um dos maiores sinais que alertam para a necessidade de buscar uma ajuda externa para inovar é se a cultura da sua empresa é engessada. O que isso quer dizer? Tudo que a empresa faz, é visto como algo bom e que não precisa ser alterado — afinal, foram esses processos, ferramentas e modo de fazer que trouxeram a empresa até aqui, não é? Pode até ser, mas dificilmente uma empresa conseguirá se manter no mercado e expandir suas operações, adotando a mesma postura e oferecendo os mesmo serviços por 5, 10, o que dirá, 20 anos. 

Hoje, o ritmo de inovação do mercado é cada vez mais acelerado, e por isso, é essencial transformar a cultura organizacional, eliminando burocracias, processos lentos e outros entraves que limitam o potencial de inovação. 

O problema é que nem sempre quem está dentro da empresa consegue perceber ou mudar isso. Com um olhar externo e neutro, diversas questões podem ser identificadas, a partir do mapeamento e percepções dos líderes, clientes e colaboradores. Todas as informações coletadas serão a base para a transformação de processos, fluxos de trabalho e da cultura organizacional. 

E aí, você já notou alguns desses sinais na sua empresa? Quer saber mais sobre como o apoio externo de especialistas em inovação pode impulsionar os resultados e transformar os seus negócios? Então, acompanhe o nosso blog. Confira também o material a seguir:

Vantagens de se contratar uma consultoria de design em vez de internalizar

Foto de You X Ventures no Unsplash
Foto de Amy Hirschi no Unsplash

Deixe uma resposta