Como destacar o marketing da sua empresa com o design de processos?

design de processos

Os processos de marketing de uma empresa estão totalmente ligados à satisfação de seus clientes, colaboradores, bem como à imagem dessa empresa no mercado. É por meio desses processos que o cliente pode ser fidelizado a uma marca e passar a propagá-la. O oposto também pode acontecer: o cliente pode decidir não tornar a fazer negócios e ainda prejudicar a imagem da empresa, caso os processos não estejam bem planejados e alinhados com as necessidade e os desejos dos clientes, bem como com os objetivos do negócio.

Nesse sentido, o design de processos faz com que a atuação do marketing seja estratégica e, principalmente, padronizada, do pré ao pós-vendas. Por isso, utilizar as ferramentas do design de serviço para definir e formalizar os processos, focando nas entregas e ofertas de serviços das empresas, pode auxiliar na fidelização e satisfação dos clientes.

A importância da padronização de processos de marketing

A entrega de serviços (e aqui inclui-se produtos, uma vez que o design de serviço engloba a experiência do usuário como um todo) é primariamente heterogênea. Ou seja, cada venda, cada divulgação ou prestação de serviço acontece de uma forma diferente. Pois cada experiência é única e é impossível de ser controlada. No entanto, utilizando ferramentas de design de serviço nos processos de marketing, é possível criar um padrão para essa experiência, para que elas sejam o mais semelhantes e positivas possível para diferentes perfis de clientes.

Ao invés de engessar as atividades, a padronização por meio do design de processos, garante a melhor forma de serem executadas. É, portanto, desenvolver uma maneira de execução para que esses trabalhos tragam os resultados desejados, de forma repetida. Dessa maneira, é possível gerar uma experiência de alta qualidade ao usuário, gastando menos tempo e dinheiro. 

Além dessa definição de padrões, é preciso capacitar e treinar os colaboradores envolvidos nos processos. As pessoas devem entender por que elas realizam as tarefas de determinada maneira e quais os impactos que elas causam na organização e no cliente. Dessa forma, os colaboradores ficam mais motivados, os gestores conseguem trabalhar melhor com a equipe e os clientes ficam mais satisfeitos.

A padronização é importante, portanto, para:

  • garantir um modelo de trabalho que se repetirá;
  • elaborar um caminho bem definido para a execução dos processos;
  • dar mais previsibilidade às atividades.

Como utilizar o design de processos no marketing

Alguns exemplos de como utilizar o design de serviço no marketing e padronizar os processos:

Na pré-venda

Na pré-venda, é preciso padronizar os processos a partir da geração de leads. São eles:

  • Qualificação do lead: Como essa etapa será feita? Por telefone? Que perguntas serão elaboradas? Quais serão as reações possíveis do “pré-vendedor” às respostas do lead?
  • Identificação da dor do lead: Como será realizada essa identificação? Como será demonstrada a solução a esse lead?
  • Geração de dados: É preciso gerar um relatório padronizado sobre os leads para auxiliar a identificar oportunidades de negócios e desenvolvimento de produto.

Na venda

Na hora do fechamento de venda, também é preciso utilizar o design de processos. Quais serão os passos para o fechamento dessa venda? Como será o contato com o lead? Quem fará o contato com o lead? Como abordar o lead na hora desse fechamento? Que informações serão necessárias desse lead para utilizar no pós-vendas?

Na pós-venda

O pós-vendas é uma fase muito importante do processo de vendas. Nessa etapa, é possível gerar novos negócios e mais lucros. Isso porque um cliente satisfeito tem potencial de indicar a empresa e ser fonte da melhor propaganda existente: o boca a boca. Já um pós-vendas ruim pode acabar com a credibilidade e a reputação da empresa. Portanto, ter esta fase bem delineada e estrategicamente elaborada por meio do design de processos é muito importante, padronizando:

  • A forma de contato com o consumidor;
  • Um meio de obter mais informações desse cliente, para saber seu nível de satisfação;
  • Uma forma de fazê-lo promover sua empresa;
  • Uma forma de fazê-lo realizar novas compras.

O design de processos é, portanto, uma forma de garantir a satisfação do cliente, diminuir custos e padronizar os processos de marketing de uma empresa, garantindo novos clientes e fidelizando os consumidores atuais. Para saber como implantar esse serviço em sua empresa, entre em contato conosco!

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