BLOG

5 Vantagens da cocriação de serviços com a HOMA

Você está pensando em criar ou remodelar um serviço? Sabe quando e como fazer isso? Descubra no artigo a seguir a importância da cocriação para ampliar as oportunidades e obter sucesso nos negócios!

Em muitas empresas, ainda é comum que a elaboração de soluções e definição de mudanças nos serviços seja um processo mais centralizador, com pouco contato dos agentes externos, ou até mesmo das equipes. Apesar de parecer mais simples e rápido, esse tipo de comportamento limita a inovação, excluindo partes importantes dos processos e a possibilidade de explorar novas ideias.

Na contramão desse movimento, a cocriação vem justamente para adicionar a participação de outros stakeholders e profissionais especializados, ampliando a colaboração, potencial criativo e oportunidades para os negócios. O modelo tem como objetivo aproximar áreas para que o resultado seja o mais vantajoso possível para as pessoas. 

A seguir, saiba como a HOMA coloca esse método em prática, apoiando as empresas a inovar no mercado! 

Diferenciais da HOMA na cocriação de serviços

A HOMA é uma empresa de Design de Serviço especializada em repensar a experiência dos clientes e colaboradores, nos diferentes pontos de contato da jornada. 

Isso significa que refletimos sobre a utilidade de soluções para além das funcionalidades óbvias e estamos sempre pensando em como melhorar a experiência do cliente. Por esse motivo, faz todo o sentido pensar na criação de serviços como um processo colaborativo. 

A HOMA usa a cocriação para fomentar a visão estratégica e a construção de serviços mais humanizados, úteis e com processos eficientes para as equipes. Não à toa, o método conta com quatro etapas macro para potencializar o retorno sobre o seu investimento por meio de melhores decisões:

  • Exploração: conhecemos a sua empresa e analisamos o mercado no qual ela atua para identificar os desafios que devem ser encarados.
  • Cocriação: levamos os questionamentos e os impasses da etapa anterior para uma série de processos colaborativos com os stakeholders que ajudarão a encontrar as soluções.
  • Projeção: junto com você, essa é a etapa onde experimentamos as principais soluções e ideias formuladas.
  • Implementação: avaliamos os resultados da etapa anterior para entregar um serviço concreto e com valor real para a empresa. 

Conheça a seguir cinco vantagens da cocriação com a HOMA e saiba como conseguimos desenvolver projetos personalizados, de acordo com o objetivo de cada empresa, e com foco na geração de resultados.

1. Metodologias e ferramentas adequadas para cada projeto

Após realizar uma imersão no negócio do cliente, o time da HOMA aplica ferramentas e metodologias baseadas na cocriação, de acordo com as necessidades de cada projeto. Para potencializar resultados, buscamos estimular a participação genuína dos agentes externos, sem induzir as respostas ou ações.

Entre as ferramentas e métodos utilizados estão: 

  • Princípios do design; 
  • Princípios da gestão de operações; 
  • Entrevistas de profundidade; 
  • Workshops, entre outros. 

2. Visão holística da empresa e conexão entre os times

É comum que as equipes estejam muito focadas e imersas no universo da empresa e nos desafios que querem superar. Essa visão é importante, mas pode não ser suficiente para o desenvolvimento estratégico e inovador

Com uma visão holística, ou seja, o olhar sobre o todo de maneira crítica, a equipe da HOMA busca conectar os dados gerados por todos os agentes participantes da cocriação a fim de entregar uma forte compreensão das necessidades do público. 

3. Olhar neutro e referências externas

A equipe da HOMA é multidisciplinar, formada por especialistas em marketing, designers, antropólogos e outros profissionais que são selecionados de acordo com as necessidades dos projetos. 

Esse conjunto de profissionais também contribui com a oxigenação de ideias para o negócio. Muitos empreendedores têm dificuldade em mudar antigos hábitos e visões para conseguir inovar, assim, um olhar neutro e referências externas podem alavancar esse movimento. 

4. Foco na jornada do cliente e na melhoria dos processos

Como dito anteriormente, para a HOMA, o cliente está no foco de toda estratégia. Portanto, a criação do serviço jamais pode ser feita sem a sua participação, seja por meio de entrevistas, análise de documentos, testes de usabilidade, etc.  

Obviamente, esse processo também exige coragem dos líderes da empresa, pois também buscamos descobrir os verdadeiros problemas por trás das jornadas dos clientes. Somente assim, seremos capazes de levar os negócios para o próximo nível.

5. Experiência com empresas de diferentes segmentos, portes e objetivos

A equipe da HOMA já trabalhou com empresas de alta tecnologia, saúde, comunicação, indústria de alimentos e bebidas, entre outras. E é por isso que é capaz de entender a complexidade de processos organizacionais diversos, o que faz toda a diferença na hora de definir o plano de trabalho e a estratégia de serviço. 

Toda consultoria de design feita pela HOMA também preza pela agilidade, visto que há um cronograma definido para cada ação. 

Conheça os serviços da HOMA

Nosso processo de cocriação consiste no aproveitamento de diferentes conhecimentos e experiências das pessoas para repensar os serviços e identificar oportunidades para os negócios. 

Unimos os nossos conhecimentos técnicos de inovação e mercado, aos conhecimentos específicos e experiências dos times. Juntos podemos criar soluções inovadoras e surpreendentes, para ampliar a qualidade dos serviços e oportunidades para os negócios.   

Para isso, a HOMA trabalha com as seguintes frentes: 

  • Sprints  – para empresas que desejam destravar ideias para agilizar o encontro de uma solução pontual, as sprints de inovação são as mais indicadas. Com duração de cinco dias, o processo envolve equipes de diferentes áreas da empresa em uma série de ações baseadas no Design Thinking. O objetivo é mapear oportunidades e ao final desenvolver um protótipo ou MVP, testando e identificando pontos de melhoria para a solução com maior velocidade. 
  • Projetos – quando o objetivo do negócio é mais amplo e é percebida a necessidade de olhar mais aprofundado para diferentes aspectos do negócio e da jornada dos clientes, a HOMA desenvolve um projeto completo e personalizado. Ele é  composto por várias etapas, baseadas também no método do duplo diamante do Design Thinking, e envolvem conhecimentos e técnicas de outras áreas, a partir da visãodo Design de Serviço. Os projetos podem ser realizados para repensar um serviço, processos, a experiência dos colaboradores e dos clientes, entre vários outros.
  • Capacitações – treinamentos guiados para estimular a mudança de mindset dos colaboradores e a inovação de serviços da organização. Com o apoio dos profissionais da HOMA, as equipes são estimuladas a pensar fora da caixa, quebrando conceitos tradicionais e explorando novas possibilidades para execução dos processos, atendimento ao cliente e estratégias do negócio. 
  • Inovação – todos os serviços da HOMA buscam promover a inovação nas empresas, a partir da cocriação com as equipes e métodos que impulsionam a mudança de mindset. Mas além dos serviços anteriores, a HOMA também promove a  implantação de metodologias de inovação, que buscam a transformação cultural dentro da empresa, alinhando os times em processos com foco no cliente.

 

A HOMA desenvolve projetos personalizados com foco na humanização e inovação para geração de resultados reais!

Entre em contato com a consultoria especializada da HOMA Design de Serviço para discutirmos a melhor solução para o seu negócio. 

Deixe uma resposta