BLOG

Change Management: o seu time está preparado para mudança?

Um dos maiores desafios para empresas que desejam realizar mudanças, com certeza, é lidar com a eventual resistência dos colaboradores. Muitos líderes, inclusive, adiam mudanças importantes por não receber o apoio necessário ou por acreditar que o time ainda não está pronto para enfrentar algumas mudanças mais sérias. De fato, mudar não é algo tão simples e exige uma série de cuidados, para que os projetos possam obter sucesso. Uma estratégia cada vez mais adotada é a change management. 


Em português, change management significa gestão da mudança, e é um termo que tem ganhado muita importância para as instituições nos últimos anos. Com tantas tecnologias emergentes, mudanças do mercado, novos modelos de negócios e de trabalho, as empresas são desafiadas todos os dias a adotar uma postura resiliente, inovadora e pronta para mudança.

Mas como garantir que o seu time irá encarar bem as mudanças? Como minimizar os impactos e garantir o sucesso dos projetos de inovação?

Entenda a seguir como funciona o change management e como essa estratégia pode ser a peça fundamental para preparar o seu time. 

Gestão da mudança: como preparar o seu time para mudar


Se até a década de 90 e início dos anos 2000, as mudanças organizacionais podiam levar meses e até anos, hoje, elas acontecem de forma cada vez mais acelerado, e novos processos e inovações surgem em questão de dias. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, as empresas tiveram que adaptar seus processos, atividades e rotinas, migrando para o trabalho remoto do dia para a noite. Para isso, foi preciso adotar novas práticas, tecnologias e ferramentas, que exigiram o máximo de dedicação dos líderes e gestores.

Mas para além do trabalho remoto — que por si só, já representa uma série de mudanças — o desenvolvimento e entrega de serviços inovadores é um dos grandes desafios para as empresas. Afinal, inovar é imprescindível para qualquer negócio e exige o engajamento de todos os membros da equipe, bem como uma série de mudanças.

Nesse sentido, é fundamental preparar o seu time para acompanhar e impulsionar as alterações necessárias, seja no uso de novas ferramentas, na oferta de um novo serviço ou até mesmo na reestruturação das funções. Para isso, é importante desenvolver uma cultura inovadora, bem como adotar uma metodologia adequada, que evite ruídos de comunicação, e ainda demonstrar todas as vantagens para o time.

Na prática, não basta apenas anunciar um novo fluxo de trabalho, tecnologias ou valores organizacionais, que podem até ser muito mais eficientes e realmente bons para instituição,  se os colaboradores não forem ouvidos e não participarem de todo o processo. A imposição da mudança acaba comprometendo os resultados da sua empresa.

Com um programa de gestão da mudança, ou change management, os eventuais riscos e problemas são minimizados e há maior velocidade para a aplicação dos projetos. Entenda no tópico a seguir, algumas das etapas essenciais de change management.

Leia também 5 Passos para Promover o Intraempreendedorismo na sua Empresa!

Change Management

Como aplicar uma estratégia de Change Management na sua empresa e fortalecer o time

O primeiro passo para um programa de gestão de mudança é a compreensão das motivações e o propósito do projeto que será realizado. Nessa etapa inicial, todos devem entender as razões e os benefícios do que for proposto. Digamos que a sua empresa queira reestruturar o  modelo de serviços prestados. É fundamental que os colaboradores participem de todas as etapas, pensando colaborativamente sobre o que pode ser aperfeiçoado, os riscos, e eventuais desafios que tais mudanças podem gerar.

Com tudo isso mapeado, é o momento de definir um planejamento para aplicação do projeto, com metas, indicadores, resultados desejados, bem como incentivos para os colaboradores, ferramentas para comunicação e recursos financeiros necessários. 

Durante a implementação dos projetos, é essencial manter o acompanhamento das atividades, observar o engajamento dos colaboradores e garantir uma comunicação eficaz. Em alguns casos, pode ser necessário realizar treinamentos específicos, reuniões para alinhamento e até mesmo o replanejamento do projeto. O importante é apresentar o máximo de transparência e fornecer o apoio necessário em todas as etapas.

Por fim, é fundamental consolidar os resultados e reconhecer os colaboradores que se envolveram nos projetos. Após esse período, é hora de pensar nos próximos passos e mudanças — afinal, o mercado está sempre em movimento e é possível aprimorar outros projetos, atividades e serviços da sua empresa. 

Saiba também como evitar os principais erros ao inovar

A importância de contar com o apoio de especialistas 

Apesar de existir uma infinidade de livros, artigos e materiais sobre change management, é na prática que muitas dúvidas surgem e que alguns projetos acabam ficando parados. Para evitar isso, as empresas podem buscar o apoio de especialistas externos, que irão preparar as equipes para as mudanças, envolvendo os times desde o princípio. Uma consultoria em inovação externa, por exemplo, possui ferramentas e metodologias específicas, que fortalecem a cultura e envolvem os colaboradores, potencializando as mudanças previstas.

Quer saber mais sobre inovação, design de serviço e como envolver os seus colaboradores em projetos de inovação? Então, acompanhe as nossas publicações e entenda como impulsionar o crescimento do seu negócio. Leia também o material a seguir:

Como um Workshop de inovação pode transformar a sua empresa




Photo by Amy Hirschi on Unsplash
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Deixe uma resposta