5 dicas para inovar agora mesmo!

Desde que começamos o blog da HOMA, procuramos trazer conteúdos e conceitos sobre design, serviços e inovação… Porém, sabemos que colocá-los em prática no dia a dia da empresa não é tarefa fácil. Por isso, fizemos esse post com 5 dicas para inovar o seu negócio agora mesmo!

Dica 1: Tenha um propósito claro que engaje o seu time (e a si mesmo)

Ter um propósito significa entender como o seu negócio pode ajudar a melhorar o mundo.

Sabemos que todos os negócios têm um objetivo claro (e fundamental) que é o lucro, money! Isso é óbvio e, se não fosse por esse fator, seria uma ONG e não uma empresa. Mas só isso, o lucro pelo lucro, não é o que te move e te engaja o suficiente para acordar feliz e arregaçar as mangas em uma segunda-feira chuvosa, não é mesmo?

Além disso, se você nem sabes o real motivo, como queres engajar seu time para tal? E mais, como esperar que os clientes paguem por isso?

O ser humano precisa de um significado pessoal para se sentir motivado. Nossa dica para encontrar o propósito é se perguntar para si mesmo: “por que resolvi abrir ou trabalhar nessa empresa? O que me faz persistir nisso e não mudar de área? Em que momento da minha rotina meus olhos brilham e me fazem acreditar no que faço?”

Sabemos que essa descoberta não é tarefa fácil, mas também não é tão difícil assim… Se você realmente não sabes o por quê e não consegue vislumbrar nada além do $ no fim do mês, é sinal de algo não vai bem. E aí sim, vale a pena reavaliar o que andas fazendo da sua vida profissional.

Após a descoberta do propósito, envolva sua equipe nesse processo! Nada de quadrinho de Missão pendurado na parede, se ninguém lembra o que está escrito. Ter um propósito claro significa vivenciar, respirar, guiar TO-DAS as ações da empresa para esse direcionamento.

Não adianta ter um propósito se os seus colaboradores não compartilham do mesmo desejo. Portanto, realize encontros, proporcione novas experiências para que a equipe esteja alinhada aos valores da empresa, promova esse propósito para que os primeiros a serem beneficiados sejam os seus colaboradores, só assim eles conseguirão levar isso adiante para os clientes.

Dica 2: Get out of the building! Saia do prédio!

Observe, converse, coloque-se no lugar dos seus clientes. Perceba a experiência que eles estão tendo na empresa hoje.

Pratique a empatia! O que faz eles irem até você? Quais são suas emoções no decorrer da jornada de compra? Como é o passo a passo que eles enfrentam hoje no seu serviço?

Lembre-se, o ser humano tem cinco sentidos! Eles estão sendo explorados da melhor forma possível?

Repare tudo isso e então o processo será natural: você não faz ideia de como essa investigação abrirá sua cabeça e mudará o seu olhar sobre o negócio!

Afinal, uma empresa que não agrada seus clientes, é uma empresa fadada a morrer, não é mesmo?

Dica 3: Encoraje novas, e loucas, ideias

Estou cansada de ver gestores reclamando que sua equipe é acomodada, que não dá novas ideias, que faz sempre o mesmo, que não tem vontade… Mas, quando alguém tem uma sugestão, é o primeiro a boicotar! Nem termina de ouvir direito, já fala que não vai ter verba, que é um absurdo, que não faz sentido para o momento…

Se você se reconhece nessa fala, pense bem, porque você pode estar bloqueando a inovação da sua empresa! Não há investimento em tecnologia ou em equipamentos avançados que sobreviva a uma equipe desmotivada. Lembra daquela velha e, ao mesmo tempo, tão atual frase do Peter Drucker?

“A cultura come a estratégia no café-da-manhã.”

Portanto, pratique a escuta ativa! Policie-se para elogiar as ideias, mesmo que num primeiro momento pareçam ruins. Dessa forma, estarás encorajando seu time para que venham novas e melhores ideias da próxima vez.

Dica 4: Estimule a diversidade

 

Essa é uma foto do “Innovation Day” de uma grande empresa multinacional…

Mentira. Não é não, é claro! Mas qualquer semelhança com os formatos de reuniões da sua empresa não é mera coincidência…

Se tens em mente que reunir as mesmas pessoas, engravatadas, sentadas em uma mesa de reunião, falando sobre as mesmas soluções que já foram testadas antes, é inovação… Bem, então você está fazendo isso errado!

Por que o Brasil é considerado um país tão criativo? Pela sua diversidade! Estimule a diversidade na sua empresa! Quanto mais multidisciplinar a equipe for, mais inovadora ela será.

Dica 5: Meça a satisfação dos clientes

Saia do achismo! Faça isso se tornar um processo na sua empresa, aplique a pesquisa periodicamente e convoque a equipe para discutir os resultados. Nessas reuniões, defina metas de melhoria e aproveite o momento para levantar ideias de como melhorar a experiência dos clientes.

Uma sugestão é aplicar o NPS, que é apenas uma pergunta, porque as pessoas não tem paciência para responder. pesquisas.  

“De 0 a 10, o quanto você nos indicaria para um amigo/conhecido?”

Com essa ferramenta, você descobre quem são os clientes detratores, neutros e promotores. A partir dessa informação, é possível definir ações para lidar com cada um deles.

Dicas de ferramentas gratuitas para começar a medir agora mesmo: Wootric, Typeform e GoogleForms. Confira também nosso artigo sobre o tema.

Por fim, se você continua em dúvida de como iniciar o processo de inovação… Entre em contato com a gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.